quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Projeto Dentes



APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

(PROJETO DE DOCÊNCIA DESENVOLVIDO NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS.

TEMA DO PROJETO: Nossos Dentes

TÍTULO DO PROJETO: “SEM HIGIENE BUCAL NÃO HÁ VIDA SADIA.”




JUSTIFICATIVA:
O Projeto "Sem higiene bucal não há vida sadia", é uma proposta que possibilita e garante umaaprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. A intenção primordial do projeto é promover a saúde bucal de crianças de escolas públicas nas comunidadesAo educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada esistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação decidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal eda coletividade.Tratar de higiene e saúde bucal tem sido um desafio para a educação, no que serefere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadorade atitudes e hábitos.As experiências mostram que transmitir informações a respeito hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidosna formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

Justifica-se o presente projeto.








OBJETIVO GERAL:


Proporcionar aos alunos e seus pais ou responsáveis, orientação de prevenção e
promoção a saúde bucal para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, pois,
considerando-se que medidas de promoção de saúde bucal, bem como,
orientações, devem ser estabelecidas prioritariamente, envolvendo-se nisto a família e
os profissionais, assim como toda a comunidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;- Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo, valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo;
- Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
- Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
- Adotar hábitos de auto-cuidado;
- Valorizar a cooperação nas atividades realizadas como forma de aprendizagem;
- Desenvolver a psicomotricidade, criatividade e o raciocínio lógico, o conhecimento matemático, a expressão artística e o gosto pela leitura.
- Produzir textos sobre o tema.


DESCRIÇÃO - APRESENTAÇÃO


Este projeto vem sendo desenvolvido com as crianças da Educação Infantil com o objetivo de mostrar a importância das práticas de higiene bucal para obter um lindo sorriso. Contamos com a presença de profissionais na Escola para explicar como fazer a higienização dos dentes com a escova e o fio dental, como prevenir as cáries e quais são os alimentos que devemos consumir e também aqueles que devemos evitar.




O projeto baseia-se no uso de ferramentas de prevenção (aplicação de flúor gel, escovação supervisionada, exames específicos), a fim de realizar um levantamento de dentes cariados, perdidos e obturados entre as crianças e as doenças foram tratadas. Para assegurar a criação de hábitos de higiene e cuidado com os dentes, ao longo do primeiro ano do programa serão realizadas atividades de motivação das crianças, com participação ativa dos pais.



Para a divulgação do projeto serão confeccionados banners, camisetas, adesivos, faixas, jogos e cartilhas. Jogos da memória, com dicas sobre os cuidados com os dentes, passatempos, calendários com o slogan “Sorriso brilhante é sinal de criança saudável”, dezenas de peças de caráter lúdico e com uma linguagem descontraída que darão suporte às ações de mobilização e conscientização.


Serão realizadas obras de adaptação nas escolas, com a criação de escovódromos, locais onde as crianças, supervisionadas por dentistas, realizarão a escovação duas vezes por dia: na chegada e logo após o lanche. Elas aprenderão as técnicas de escovação e farão o controle das placas bacterianas.










REFERENCIAL TEÓRICO:

Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde.A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momentopode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentesimpede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.

A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca.

Dentes saudáveis têm menos cáries. Eles são limpos e têm pouco ou nenhum depósito de placa bacteriana. Gengivas saudáveis são rosas e firmes. Higiene bucal consiste de cuidados tanto pessoais quanto profissionais.
A Constituição Brasileira, em seu art. 196, reconhece a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Apesar de muitos progressos registrados, a saúde padece de vários problemas básicos, devido a mazelas e descasos por parte dos órgão públicos responsáveis por esse setor.
Dentre os inúmeros problemas apontados e detectados, um deles é particularmente preocupante, pois a sua incidência embora localizada, tem repercussão em todo nosso corpo. Trata-se da saúde bucal, que requer hábitos de higiene e alimentação adequada , principalmente na infância.
Observando o atual quadro sanitário odontológico brasileiro constatamos que 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Cerca de 40% da população não têm acesso regular a escova de dentes e chegam aos 60 anos completamente desdentados. Num país com cerca de 150 milhões de brasileiros apenas 2,5 milhões têm acesso a dentistas em clínicas particulares.
A OMS estabeleceu cinco metas internacionais para a saúde bucal: porcentagem de crianças de 5 anos que nunca tiveram cáries; porcentagem de adolescentes com 18 anos com todos dos dentes na boca; porcentagem de adultos na faixa etária de 35 a 44 anos com 20 ou mais dentes na boca; porcentagem de idosos na faixa etária de 65 e 74 anos também com 20 ou mais dentes; e, por último, a incidência de cáries em crianças na idade de 12 anos. Apenas neste último item o Brasil conseguiu cumprir a meta. Por isso o Brasil é considerado o campeão mundial de cárie, pois a imensa maioria da população é excluída desse direito mínimo.
Para fortalecer a campanha de prevenção e promoção da Saúde Bucal é oferecido, ao público atendido, um ciclo de palestras que tem como objetivo informar e conscientizar sobre a importância e necessidade do auto-cuidado e a influência da boca sobre o organismo e as relações sociais.


Cuidados pessoais para a higiene bucalA freqüente e cuidadosa escovação dos dentes e uso de fio dental ajuda a prevenir o acúmulo de placas e tártaro, os quais podem ocasionar cáries. Se a cárie se desenvolver, o tratamento pode custar caro.Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições. Consulte um dentista se precisar orientação sobre as técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.

Produtos adicionais podem ser recomendados para suplementar (mas não substituir) a escovação e o fio dental. Esses produtos incluem palitos especiais para dentes, irrigação de água e outros. Inicialmente, o palito dental elétrico apenas era recomendado para pessoas que tinham problemas de força ou destreza nas mãos, porém muitos dentistas agora o recomendam para muitos outros pacientes a fim de melhorar a higiene bucal em casa.Pastas de dente ou enxaguadores bucais contendo fluoreto ou anti-placas podem ser recomendados pelo dentista. Dentaduras, fixadores e outros aparelhos devem ser mantidos muito limpos. Isso inclui escovação regular e talvez também mantê-los imersos em soluções para limpeza.


Cuidados profissionais para a higiene bucalA limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa.

Muitos dentistas recomendam a realização de limpeza profissional dos dentes a cada seis meses. Exames e limpezas mais freqüentes podem ser necessários durante o tratamento de vários problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes é recomendado pelo menos uma vez por ano.

Artigos sobre odontologia:
Estética dentalDentes escuros - causas do dente escuro e como clarearOrtodontiaInfluência alimentar na formação e saúde dos dentes Arma natural contra cáries - Alecrim do campo e cárieMau hálito - halitoseDente do siso - o que são esses dentes? Deve-se fazer extração?Clareamento dental - Dentes brancosOs perigos do beijo na boca - Gengivite, cárie, AIDS, herpes ...Placa bacteriana e TártaroEscovar os dentes - Escova de denteAlimentação e saúde dentalImplante dentalPeriodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengivaGengiviteDentaduras - Problemas com dentaduraBoca Seca - XerostomiaFio DentalTerapia com flúor para os dentesCâncer de bocaAçaí contra placas dentáriasPlaca dental ou bacterianaTártaroSaliva e cáriesGlossite - Sintomas, causas, tratamento e prevenção da inflamação ou infecção na línguaAIDS, vírus HIV e problemas na bocaCâncer oral - de boca ou faringeAfta - Estomatite aftóide, causas de aftas e tratamento


O Que é Uma Boa Higiene Bucal?
O que é uma boa higiene bucal?Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
· Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
· A gengiva não sangra nem dói durante a escovaçãoe o uso do fio dental;
· O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
· Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
· Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
· Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
· Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
· Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.






METODOLOGIA:
(TÉCNICAS E RECURSOS)

Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene bucal. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
Antes de desenvolver o projeto serão feitos questionamentos aos alunos:
- Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
- O que posso fazer para conservar minha boca limpa?
- Que cuidados deverei ter com dentes?
- Qual a melhor maneira de limpa os dentes?
- Como devo conservar os meus dentes? Por quê?
Atividades a serem desenvolvidas durante o projeto:
- Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, advinhas, quadrinhas e histórias;
- Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;- Contação de histórias com fantoches;- Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); - Leitura pelos alunos de pequenos textos;
- - Relatório oral e através de desenhos sobre os temas trabalhados;
- Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio, para desenvolvimento de alguns aspectos da psicomotricidade que necessitam ser trabalhados.
Atividades que serão desenvolvidas com maior ênfase:
Texto:
Dentes
Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Existe a necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, pelo fato de que o dente de leite estragado pode prejudicar os novos dentes que virão.



Será dialética priorizando em todos os momentos o diálogo, pelo qual far-se-á uma retomada de conhecimentos já trazidos pelos alunos sendo desenvolvida através de:

- Diálogos.
. Entrevistas com dentistas.
. Relatórios.
. Confecção de murais, desenhos.
. Confecção de móbiles.
. Jogos Pedagógicos, ortográficos, matemáticos e de recreação.
- Filmes.
- Teatro.
. Músicas, dramatizações.
. Poesias.
. Pesquisas.
. Calendário.
. Álbum.
. Labirinto.
. Cruzadinhas.
. Parlendas.
. Atividades de Matemática (Peso).
. Adivinhas.
. Versinhos.
. Dramatização com fantoches.
. Excursões.
. Rótulos.
. Atividades com jornais e revistas.
. Atividades de Português.
. Atividades de Matemática.
. Atividades de Ciências.
. Experimento.
. Histórias dramatizadas com relax.
. Caixinhas surpresas.
. BINGO
.Víspora
. Sacola ortográfica
. Corrida de carros
. Soletrando.
.Trabalhos em grande grupo.
. Trabalhos em pequenos grupos.
. Motricidade ampla e fina.
.Gincana envolvendo alunos com atividades para higiene bucal.
.Teatro elaborado pelas próprias crianças com assunto voltado para melhor conscientização da higiene.
.Apresentação musical.
.Palestra envolvendo pais.
. Cabeleireiros voluntários para prestar serviços.
. Seminários, peças teatrais, murais e outros meios que incentivem, esclareçam e conscientizem a respeito da higiene.


.
Assistir ao vídeo "Ratinho Escovando os Dentes"
http://br.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Z…-Confecção de uma boca (use caixa de leite para fazer a boca e grãos de canjica para fazer os dentes)- Conversa sobre o que as crianças sabem sobre higiene bucal- Escovação diária após o lanche (seria interessante que a professora escovasse os dentes junto com as crianças)-Confecção de "jogo de trilha": esse jogo é aquele em que as crianças jogam um dado e avança nas "casinhas" de acordo com a quantidade indicada no dado. Nas "casas" coloque indicações como "Você está comendo muito doce. Volte 3 casas" ou "Parabéns! Você escovou os dentes antes de dormir. Avance 2 casas"- Teatro de fantoches com os itens utilizados na escovação ressaltando a importância da higiene bucal

Marque um dia e peça que os alunos tragam de casa gravuras, notícias, fotos sobre higiene bucal. Diga que vocês irão começar a fazer um projeto sobra saúde bucal e conte um pouco sobre o assunto. Compre cartolinas, E.V.A colorido, papel manilha, o quê achar melhor. Compre também durex colorido, glitter, purpurina, lantejoula, canetas esferográficas, etc e leve no dia marcado.Lá coloque o nome do aluno em cada matéria que ele trouxe de casa. Recolha e diga que na próxima aula irá começar a montar o trabalho e que ninguém poderá faltar. Leve os meteriais que foram trazidos pelos alunos e leia tudo atenciosamente (as crianças costumam não ler todo o texto). Escolha as gravuras, noticias mais importantes. No dia de fazer o cartaz mostre aos alunos o quê foi escolhido para montar o cartaz. Escolha o título do projeto, cole cartaz em toda a escola com avisos: Escove sempre os dentes! Essas coisinhas. Depois você pode fazer a prática, péça aos alunos trazerem de casa escovas de dente e creme dental. Lembre a eles que não deverão serem trazidos para escola as escovas e creme dentais que eles usaam. Fale a eles para pedir aos pais que combre uma nova escova e um creme dental. Peça para trazerem para a escola e guarde tudo em uma caixa com nome, coloque nome também nas escovas e cremes dentais de cada alunos. Assim você pode chamar a turma para escovar os dentes na hora de sua aula, para eles experimentarem e aprender a escovar corretamente os dentes. Se possível peça a escola para marcar uma palestra com algum dentista. Isso facilitará melhor o projeto.


Leve rótulos de diversas marcas de creme dental e mostre pra turma, perguntando pra que servem. Monte um boneco (apenas a cabeça, de forma que a boca possa ser aberta - vc pode colar grãos de canjica para fazer os dentes dele) e mostre para a classe. Peça para darem um nome para ele e invente uma história dizendo que ele precisa aprender a escovar melhor os dentes. A partir disso, vc irá ensinar a maneira correta de fazer a escovação, explique sobre a cárie e a importância do fio dental. Crie um cartaz coletivo, com recortes de objetos usados na higiene bucal. Vc também pode entregar uma folha com situações diversas e pedir para circularem qual desenho mostra formas de prevenir as cáries. Trabalhe sempre com o concreto antes de ir para o abstrato. Por fim, proponha um dia de escovação, onde cada criança levará sua escova para finalizar a atividade.

Fale sobre Higiene, de forma geral e não apenas de Higiene Bucal...!- Inicie a aula abordando o tema;- Promova um debate sobre os Hábitos de Higiene que devemos ter com o nosso corpo, de uma forma geral;- Leve objetos inerentes àquela prática para a aula... Pro exemplo, escova, creme dental, fio dental, etc. - Mostre figuras de pessoas escovando dentes, lavando as mãos, etc...
NOTA: Encontre as figuras aqui...
http://www.fotosearch.com.br/results.asp…- Conte Histórias ou "passe" desenhos animados...DICAS: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBW…http://www.youtube.com/watch?v=lJ0-z5TAY…http://br.youtube.com/watch?v=0GiCD5TIOB… (Está em Espanhol, mas você poderá utilizar as imagens...)http://br.youtube.com/watch?v=DfECFbeOjD…http://br.youtube.com/watch?v=E--uXHME7F…http://br.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QR…NOTA: Para salvá-los para o seu computador você precisará de um programa chamado "VDownloader"... Entre em contato comigo que lhe explico como baixá-lo... Não se preocupe que eu não "cobro" por isto, certo? - E por último, desenho com tinta guache e pincel!

A Dra. Larissa da Fontoura Acosta conta porque perdemos os dentes de leite e como nascem outros em seus lugares, e, sobretudo, incentiva as crianças a visitar o dentista duas vezes por ano. Foi montado um consultório, com cadeira reclinável para facilitar o exame, e também há uma exposição dos instrumentos utilizados num consultório dentário, para que as crianças aprendam e percam o receio de ir ao dentista.Montamos um escovódromo com as várias etapas da escovação. As crianças, após escovarem os dentes, podem fazer o mesmo com alguns bichinhos bastante conhecidos delas, como o Tigrão e o Bisonho, da turma do ursinho Pooh. Também fazem a escovação numa arcada dentária gigante, e podem, assim, entender melhor todo esse processo.Foi fundado o Clube dos Banguelas. A criança poderá entrar para o clube quando seu primeiro dentinho cair. Terá que fazer um relato contando em que condições isso aconteceu e o que fez com o dente depois. Assim, receberá sua carteirinha e passará a fazer parte desse divertido clube.

Neste sentido, o Projeto realiza apresentações em Congressos, Jornadas e Campanhas de saúde, buscando a inter-relação da Odontologia com as demais áreas afins, com o intuito de otimizar a promoção de saúde. Interage com a população por meio de campanhas, palestras, distribuição de folders, informativos, além de orientar de, forma direta, os pacientes e familiares que procuram o atendimento odontológico do Projeto.
Como prevenir os traumatismos dentários?
· Nas práticas esportivas como futebol, jiu-jitsu, karatê: usar protetor bucal.
· No ciclismo: usar protetor bucal e evitar terrenos acidentados.
· No skate, patins: usar o protetor bucal, andar em superfícies planas, não empurrar quem estiver de patins e colocar fita antiderrapante no skate.
· Em árvores: não subir quando estiverem molhadas e sempre apoiar bem as mãos e os pés ao subir.
· No balanço: permanecer sentado e não pular quando estiver em movimento.
· Nos bebedouros: não assustar nem empurrar quem estiver bebendo água.
· Nas piscinas: não correr nem empurrar ninguém nas bordas da piscina.

Neste sentido, o Projeto realiza apresentações em Congressos, Jornadas e Campanhas de saúde, buscando a inter-relação da Odontologia com as demais áreas afins, com o intuito de otimizar a promoção de saúde. Interage com a população por meio de campanhas, palestras, distribuição de folders, informativos, além de orientar de, forma direta, os pacientes e familiares que procuram o atendimento odontológico do Projeto.



AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da observação direta, acompanhamento diário, da participação e interesse do aluno, de conversa, diálogo, participação de todos e se os alunos começarem a mudar seus hábitos diários de higiene desenvolvidos no projeto, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor e aos alunos repensarem suas práticas e buscarem novas alternativas.

Por meio da compreensão das funções dos amigos da higiene e a necessidade de usá-los diariamente através da observação da mudança de comportamento

Instrumentos: Serão utilizados os trabalhos realizados durante o projeto, com os critérios de avaliação da escola.

Percebendo que a higiene bucal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado dos dentes.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.


ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO

Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todosos participantes e voluntários.
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
Resultados Esperados (mensuráveis):


Estima-se que haja um maior envolvimento dos familiares e dos alunos na
questão de prevenção da saúde bucal, diminuindo os problemas de cáries,
gengivites, dores de dente, placa bacteriana, periodontite, formação de tártaro e
outros, e que este aprendizado tenha continuidade nos lares dos alunos, trazendo
benefícios não só para eles, mas para todos os familiares e pessoas envolvidas.
Espera-se também que seja dada devida importância no uso de escovas
adaptadas para pessoas especiais, para que os efeitos da escovação sejam mais
eficazes.
Cooperação e envolvimento dos voluntários, especialmente ligados á área da
Saúde bucal.
Engajamento dos Educadores, dando ênfase às orientações que forem
passadas, através de atividades variadas que possa trazer fortalecimento á
campanha.
Trabalho cooperativo de todos os envolvidos para que o objetivo principal que
é a saúde bucal seja atingido, enfatizando que estas informações e orientações são
direito de todo o cidadão.
Mudança de comportamento em relação a hábitos saudáveis de higiene, alimentação e uso correto da escova.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



1. Bastos, J.R.M.; Lopes, E.S. (1984) Dentifrícios: cosméticos
e terapêuticos. Bauru, FOB-USP. Série Publicações
Científicas n° 001/84.
2. Brasil (1988) Ministério da Saúde. Secretaria Nacional
de Programas Especiais de Saúde. Divisão Nacional
de Saúde Bucal. Levantamento epidemiológico
em Saúde Bucal: Brasil, Zona Urbana, 1986. Brasília,
CD-MS.
3.Brasil (1998) Ministério da Saúde. Mais saúde no
sorriso das crianças. Saúde Informe, n° 72, nov.
4.CFO (1997) Decide impedir criação de novos cursos
de odontologia. Jornal da ABO Nacional 46, 5,
mar/abr.
5. Chaves, M.M. (1986) Odontologia social. 3a ed. Rio
de Janeiro, Artes Médicas.
6. Conselho Federal de Odontologia (1982) Relatório
1981. Rio de Janeiro, CFO.
7.Cury, J.A. (1996) Dentifrícios fluoretados no Brasil.
Jornal da ABOPREV 7, mai/jun.
28 Narvai et al. Odontologia e Sociedade
Figura 4. Composição percentual do índice CPO-D aos 12 anos de idade.
Brasil, 1980-1996.

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