quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AUTO AJUDA CONTRA A ANSIEDADE

A ansiedade pode estar relacionada ao hábito de pensamentos sempre voltados para o futuro e, como não temos meios de saber ainda o que nos reserva o futuro, isso pode dar medo.

Já a tristeza e a falta de vontade de agir pode estar relacionada ao hábito de pensamentos voltados para o passado e como não podemos mudar os eventos de passado, podemos ter medo de que esse passado se repita.

Portanto, é possível que o sentimento que esteja tirando suas forças e sua energia, não tenha como origem os sentimentos de ansiedade ou tristeza como pensa, e sim, o medo.

Gosto de dizer a meus alunos, que "DEUS É MUITO CRIATIVO E NÃO REPETE UM DIA OU UM EVENTO SEQUER em nossas vidas!"

Então, se pensamos que algo é a mesma coisa, a mesma situação se repetindo, saiba que não é Deus ou o destino repetindo eventos, e sim, NÓS QUE NÃO MUDAMOS! Nós, com certeza, estaremos insistindo no velho hábito de ver as coisas com os olhos do passado ou com a pressa e ansiedade no futuro.

O passado são só pensamentos, memórias, fotos mentais. E o futuro também é só um pensamento agora, neste momento. Portanto, passado e futuro, só existem nos pensamentos! Não estão aqui e agora no presente! Não são concretos e reais! Você tem medo de algo irreal! Medo de sombras e fantasmas criados e recriados por seus pensamentos!

Só o agora é real! Nosso poder de ação e de mudar o que não nos convém está no AGORA!

É no agora que está seu poder e não no passado ou no futuro!

Nesse momento você não pode agir no passado e nem no futuro, pois está no agora!

Você não existe mais no passado e nem existe ainda no futuro! Você só existe AGORA!

Procure trazer seu pensamento para o único lugar real, para o agora!

Se você deseja construir um bom futuro, tem que agir no agora e se estiver ocupando sua mente com pensamentos de futuro o tempo todo, além de ficar ansioso inutilmente, ficará desatento ao agora, às oportunidades que estão, agora, na sua frente esperando sua ação. Ao estar desatento ao seu momento atual, não verá as inúmeras oportunidades que tem nesse momento de agir e construir o bom futuro que deseja. E dessa forma, o bom futuro que tanto sonha, ficará cada vez mais longe, apenas no pensamento. Você não consegue construí-lo fora do agora! Precisa desistir de querer construir seu futuro em outro lugar que não seja o agora, pois é aqui, hoje, que conseguirá isso!

Existe um truque muito bom para trazer seus pensamentos para o momento presente, e parar com a ansiedade que é: Respire

Sim. O grande truque é LEMBRAR-SE DE SUA RESPIRAÇÃO!

Respire atentamente, observando a entrada e saída do ar de seus pulmões por alguns minutos, como se tudo o que importasse na sua vida fosse apenas o ato de respirar calmamente, lentamente. Só isso!

Isso funciona porque nossa atenção não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ou você respira concentradamente ou pensa! Não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo! Faça esse teste! Tente prestar atenção total em sua respiração contando, por exemplo, até três enquanto enche os pulmões e até três enquanto esvazia e seguir uma linha de raciocínio ao mesmo tempo!

Se nossa atenção total só poderá se fixar em um ponto de cada vez, escolha respirar atentamente, quando notar que seus pensamentos estão se dirigindo para fora do presente e te causando ansiedade, medo do futuro.

Para retirar o pensamento de um foco nocivo e chamá-lo de volta ao presente, ao agora, basta escolher respirar concentradamente por alguns minutos! Respire colocando toda a atenção nisso, diversas vezes ao dia, sempre que se sentir sem energia ou angustiado.

Não deixe a energia negativa e estressante tomar conta de você!

Aja consciente de seu momento agora e de seu poder de ação e proteção!

Acredite, você os tem!

Você merece e vai conseguir mudar e ficar em paz! Mude-se do futuro para o presente! As coisas acontecem aqui!

Fique em paz e em harmonia na força e proteção de seu verdadeiro eu!

Vera Calvet


FALTA DE CONCENTRAÇÃO


A falta de concentração se deve a diversos fatores. Desde os físicos, os neurológicos, os psicológicos, o interesse real no assunto, etc., até o hábito de deixar a mente solta e sem objetivo.

O hábito de pensar, sem um foco de atenção constante, pode acontecer a qualquer pessoa que não saiba como manter sua atenção no foco correto. E a escolha do que seja o foco correto é o que causa a maioria dos hábitos nocivos na linha de raciocínio, pois não é tão fácil identificar o foco correto, quando estamos, por exemplo, diante de um problema a ser resolvido e não temos o conhecimento de como se comporta nossa mente. A tendência ao estar diante de um problema, nesse caso, pode ser a de focar no problema e não na solução. E isso causa o estresse e a não conclusão do pensamento, que fica rodando na mente. Por exemplo:

Digamos que você receba a conta mensal de luz e por estar desempregado, não tem no momento, o dinheiro suficiente para saldá-la. Quando você foca o problema e não a solução, vêm o medo e a impotência, porque sua tendência será pensar: "Tenho que pagar a conta de luz (problema). Vão cortar a luz (problema) e se cortarem a luz, nem banho poderemos tomar (problema), eu estou desempregado (problema) e não tenho como pagar a conta (problema), mas não posso fazer nada, se ninguém me dá emprego (problema) Mas eu tenho que pagar a conta (problema)". E essa linha de pensamento segue por aí focando no problema, que cria como consequência, outros problemas coligados e torna a voltar ao problema inicial, estabelecendo a partir daí, um círculo vicioso. Por conta desse raciocínio com o foco de atenção errado, a consequência será medo, impotência e tensão.

Agora vamos ver a sequência de pensamentos que segue o foco correto, que é o foco da atenção sendo colocado na solução: Tenho uma conta a pagar (esse é o problema). Como posso resolver isso? (essa é a pergunta que vai direcionar sua mente para o foco correto). Posso me oferecer para fazer e vender os doces e bolos para a festa da filha da minha vizinha (essa é uma possível solução) ou posso me oferecer para costurar e consertar roupas dos vizinhos (outra possível solução) ou posso pintar e bordar panos de prato para vender (outra possível solução) ou posso....., e por aí vai o pensamento nas possíveis soluções, até que encontre uma de que goste, e que resolva sua questão. Veja que o pensamento no problema -Pagar a conta- só entrou na sequência acima de pensamentos uma vez, só para iniciar o raciocínio e manter a mente no foco correto, que é a solução, e não o problema.

Está com problemas de concentração? Foque a atenção nas possibilidades e não no problema, ok? Isso ajuda muito!

Vera Calvet

UMA QUESTÃO DE FÉ

Fé pode ser definido como sendo uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova material de que este algo seja de fato real. Fé nesse sentido, seria uma confiança absoluta que depositamos em algo ou alguém.

A palavra Fé veio da palavra grega pí-stis, que transmite a idéia de confiança, fidúcia, firme persuasão.

A fé se relaciona de certa maneira, com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso.

Pode-se também considerar que ter fé é nutrir um sentimento de afeição pelo que acredita, confia e aposta, pois o sentido da fé é sempre positivo, ou seja, a pessoa de certa forma sustenta positivamente seu pensamento no objeto afeiçoado de sua fé.

A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais, a motivos nobres ou motivos estritamente pessoais. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência física racional.

É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, uma crença popular, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião.

A fé não é baseada em evidências físicas reconhecidas pela comunidade científica, por exemplo, o que faz com que muitos a rejeitem como sendo algo tolo e irracional, pois raramente existem provas concretas a favor de determinada fé. Isso, impossibilita uma troca de idéias baseadas no convencimento, quando por exemplo, uma pessoa que tenha determinada fé, tenta persuadir outra que não tenha essa mesma fé.

Aliás, essa é a maior causa dos conflitos dessa natureza, pois sendo a fé algo quase que emocional, pessoal e além disso, raramente ou nunca, passível de provas concretas, físicas, materiais, uma discussão nessa área é quase sempre um solo minado. A fé é geralmente associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outras pessoas apenas através de relatos e não de provas concretas. Por isso, a imensa dificuldade nesse sentido.

Fé é geralmente associada então, a algum contexto religioso, dogmático, de crença pré-estabelecida, onde alguém crê no que é dito, por afinidade emocional e de certa forma racional, pois ambos pensam da mesma forma, seguem a mesma linha de raciocínio, se baseiam nos mesmos princípios.

Ninguém diz, por exemplo, ter fé que a natureza, os animais e os homens existam. Mas diz ter fé de que Deus as tenha criado. Nesse sentido, a natureza, os animais e os homens são passíveis de provas materiais de suas existências, já a crença em Deus, não.

Crer, ter a experiência de algo emocionalmente, não pode ser provado a quem exija provas materiais, pois não pertence ao terreno da matéria e das leis físicas, mas sim, ao terreno intuitivo e emocional.

Já a confiança, não é necessariamente apenas uma questão de fé.

Confiar pode ser algo que venha através da experiência, da observação concreta e crítica. Confiança é uma coisa que se conquista, pois observando um evento que se repete sempre de determinada maneira, confiamos por observações anteriores, que provavelmente essa é a forma natural de comportamento desse evento. Seja esse evento algo positivo ou negativo.

Já a fé, sempre estará ligada a algum tipo de esperança e crença positiva, como pura e simples aceitação.

Quem tem fé, confia. Mas quem confia não se baseia necessariamente na fé, pois a confiança se baseia principalmente na observação antes da aceitação.

E você? Confia em sua fé ou tem fé no que confia?

Vera Calvet

Nenhum comentário:

Postar um comentário