Este é um blogger de caráter religioso sério. Toda a postagem será enriquecedora e bem aceita.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
PENSAMENTOS DE GANDHI
1
O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto.
2
Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo.
3
Acho que vai certo método através das minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades.
4
As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos.
5
Satyagraha - a força do espírito - não depende do número; depende do grau de firmeza.
6
Satyagraha e Ahimsa são como duas faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim.
7
A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.
8
Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela se foi constantemente ampliando.
9
Minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política.
10
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.
11
O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo f ato de ninguém a ver.
12
O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.
13
O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.
14
O ahimsa (amor) não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal.
15
O ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa.
16
Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.
17
A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar.
18
É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior.
19
Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo.
20
A minha natural inclinação para cuidar dos doentes transformou-se aos poucos em paixão; a tal ponto que muitas vezes fui obrigado a descuidar o meu trabalho. . .
21
A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-Ia, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete.
22
Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral.
23
A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros e exige o uso das armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo dispõe.
24
Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito.
25
Creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, e que o perdão é bem mais viril que o castigo...
26
A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração daquele mesmo império.
27
O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido.
28
Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo.
29
Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.
30
A civilização, no sentido real da palavra, não consiste na multiplicação, mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidade de servir.
31
É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos.
A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.
32
Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.
33
O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri, todavia, seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.
34
Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.
35
Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.
36
Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.
37
A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?
38
Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.
39
Nada mais longe do meu pensamento que a idéia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo, com todo respeito, que o apreço pelas demais culturas pode convenientementemente seguir, e nunca anteceder, o apreço e a assimilação da nossa. (...) Um aprendizado acadêmico, não baseado na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas, e insiste, sob pena de suicídio civil, na necessidade de assimilar e viver a vida.
40
Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.
Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.
Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada iniciando a instrução pelo alfabeto.
41
Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é "tabu".
42
A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência.
43
Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.
44
Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.
45
As divergências de opinião não devem significar hostilidade. Se fosse assim, minha mulher e eu deveríamos ser inimigos figadais. Não conheço duas pessoas no mundo que não tenham tido divergências de opinião. Como seguidor da Gita (Bhagavad Gita), sempre procurei nutrir pelos que discordam de mim o mesmo afeto que nutro pelos que me são mais queridos e vizinhos.
46
Continuarei confessando os erros cometidos. O único tirano que aceito neste mundo é a "silenciosa e pequena voz" dentro de mim. Embora tenha que enfrentar a perspectiva de formar minoria de um só, creio humildemente que tenho coragem de encontrar-me numa minoria tão desesperadora.
47
Nas questões de consciência a lei da maioria não conta.
48
Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.
49
Acredito na essencial unidade do homem, e, portanto na unidade de tudo o que vive. Por conseguinte, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida.
50
Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens.
O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade.
51
A mulher deve deixar de se considerar o objeto da concupiscência do homem. O remédio está em suas mãos mais que nas mãos do homem.
52
Uma vida sem religião é como um barco sem leme.
53
A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo.
54
A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.
55
Somente podemos sentir deus destacando-nos dos sentidos.
56
O que eu quero alcançar, o ideal que sempre almejei com sofreguidão (...) é conseguir o meu pleno desenvolvimento, ver Deus face-a-face, conseguir a libertação do Eu.
57
Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
58
A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura.
59
O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.
60
O Jejum é uma arma potente. Nem todos podem usá-la. Simples resistência física não significa aptidão para jejum. O Jejum não tem absolutamente sentido sem fé em Deus.
61
Para mim nada mais purificador e fortificante que um jejum.
62
Os meus adversários serão obrigados a reconhecer que tenho razão. A verdade triunfará. . . Até agora todos os meus jejuns foram maravilhosos: não digo em sentido material, mas por aquilo que acontece dentro de mim. É uma paz celestial.
63
Jejum para purificar a si mesmo e aos outros é uma antiga regra que durará enquanto o homem acreditar em Deus.
64
Tenho profunda fé no método de jejum particular e público. . . Sofrer mesmo até a morte, e, portanto mesmo mediante um jejum perpétuo, e a arma extrema do satyagrahi. É o último dever que podemos cumprir. O Jejum faz parte de meu ser, como acontece, em maior ou menor escala, com todos os que procuraram a verdade. Eu estou fazendo uma experiência de ahimsa em vasta escala, uma experiência talvez até hoje desconhecida pela história.
65
Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.
66
O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.
67
Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.
68
Os louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes me entristecem.
69
Quando ouço gritar Mahatma Gandhi Ki jai, cada som desta frase me transpassa o coração como se fosse uma flecha. Se pensasse, embora por um só instante, que tais gritos podem merecer-me o swaraj; conseguiria aceitar o meu sofrimento. Mas quando constato que as pessoas perdem tempo e gastam energias em aclamações vãs, e passam ao longo quando se trata de trabalho, gostaria que, em vez de gritarem meu nome, me acendessem uma pira fúnebre, na qual eu pudesse subir para apagar uma vez por todas o fogo que arde o coração.
70
Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias.
71
Sei por experiência que a castidade é fácil para quem é senhor de si mesmo.
72
O brahmacharya é o controle dos sentidos no pensamento, nas palavras, e na ação. . . O que a ele aspira não deixará nunca de ter consciência de suas faltas, não deixará nunca de perseguir as paixões que se aninham ainda nos ângulos escuros de seu coração, e lutará sem trégua pela total libertação.
73
O brahmacharya, como todas as outras regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Lemos na Gita e a experiência confirma-no-lo todos os dias que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus pensamentos faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.
74
Por vezes pensa-se que e muito difícil, ou quase impossível conservar castidade. O motivo desta falsa opinião e que freqüentemente, a palavra castidade é entendida em sentido limitado demais.
Pensa-se que a castidade é o domínio das paixões animalescas. Esta idéia de castidade é incompleta e falsa.
75
Vivo pela libertação da índia e morreria por ela, pois e parte da verdade.
Só uma Índia livre pode adorar o Deus verdadeiro. Trabalho pela libertação da Índia porque o meu Swadeshi me ensina que, tendo nascido e herdado sua cultura, sou mais apto a servir à Índia e ela tem prioridade de direitos aos meus serviços. Mas o meu patriotismo não é exclusivo; não tem por meta apenas não fazer mal a ninguém, mas fazer bem a todos no verdadeiro sentido da palavra. A libertação da Índia, como eu a concebo, não poderá nunca constituir ameaça para o mundo.
76
Possuo a não-violência do corajoso? Só a morte dirá. Se me matarem e eu com uma oração nos lábios pelo meu assassino e com o pensamento em Deus, ciente da sua presença viva no santuário do meu coração, então, e só então, poder-se-á dizer que possuo a não-violência do corajoso.
77
Não desejo morrer pela paralisação progressiva das minhas faculdades, corno um homem vencido. A bala de meu assassino poderia pôr fim à minha vida. Acolhê-la-ia com alegria.
78
A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.
79
A força de um homem e de um povo está na não-violência. Experimentem.
Sobre a Revolução não violenta de Mahatma Gandhi
" Gandhi continua o que o Buddha começou. Em Buddha o espírito é o jogo do amor isto é, a tarefa de criar condições espirituais diferentes no mundo; Gandhi dedica-se a transformar condições existenciais"
Albert Schweitzer
" Não violência é a lei de nossa espécie como violência é a lei do bruto. O espírito mente dormente no bruto, e ele não sabe nenhuma lei mas o de poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".
Mahatma Gandhi
" Se o homem só perceberá que é desumano obedecer leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará".
Mahatma Gandhi
"Não pode haver nenhuma paz dentro sem verdadeiro conhecimento ".
Mahatma Gandhi
"Para autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. O melhor e autodefesa mais duradoura é autopurificação ".
Mahatma Gandhi
Se estás andando em círculos, pensando que tudo está perdido, sem resposta para aquilo que está no oculto do seu coração, triste, e sem vontade de lutar... Crede em Deus te levanta pela mão e te Sustenta...Nesta hora de tormento , só Ele te sustenta e abre a porta por onde tu passas..Crede no poder que Ele irá fazer na tua vida. O único Caminho que nos leva ao Céu é Ele...Jesus Cristo... Ele é o Caminho a verdade e a vida !
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
OS SALMOS
Os Salmos são declarações ritmadas. Sua autoria é do Rei David e datam de cinco mil anos depois da morte do rei Salomão. São 150 salmos que expressam a verdade. Eles estão presentes entre o Antigo e Novo Testamento. Existem salmos para curar, adquirir bens, para a família, para proteção, etc. A forma mais correta de se entoar um salmo é quase cantando. A combinação de palavras ritimamente colocadas e verbalizadas que acarretam vibrações e produzem o efeito esperado. Cada som no mundo terreno desperta no reino invisível a ação e a graça. Os anjos sempre rezam conosco. Quando oramos nosso Anjo fica mais perto de nós o que facilita o anjo entender nossa intenção. Mantenha a fé e a expectativa. Estamos vivendo em mundo onde os resultados têm que ser imediatos.
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Salmo 1 - Para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas.
<ler salmo>
Salmo 2 - Para iluminar as pessoas que precisam se agarrar a uma força maior em um momento de dor.
<ler salmo>
Salmo 3 - Para fortalecer o espírito e a mente e para ajudar a realizar trabalhos difíceis.
<ler salmo>
Salmo 4 - Para aliviar o coração e a alma das angústias da vida e vencer honestamente causas judiciais.
<ler salmo>
Salmo 5 - Para sentir a presença de Deus em todos os momentos e para afastar energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 6 - Para receber as graças necessárias, para ter uma vida tranqüila e receber auxilio nas horas de provações.
<ler salmo>
Salmo 7 - Para livrar o ambiente de energias negativas, pedir proteção e afastar a inveja e os problemas que impedem a felicidade a dois.
<ler salmo>
Salmo 8 - Para receber revelações através dos sonhos e para combater o desânimo e a depressão.
<ler salmo>
Salmo 9 - Para manter a esperança sempre viva, principalmente nos casos de doenças graves.
<ler salmo>
Salmo 10 - Para trazer alívio nos momentos de solidão, desamparo e dor.
<ler salmo>
Salmo 11 - Para anular as influências negativas, conquistar justiça e paz interior.
<ler salmo>
Salmo 12 - Para viver um grande amor repleto de compreensão, demonstrações de carinho e livre de falsidades.
<ler salmo>
Salmo 13 - Para fortalecer a fé, proteger contra ataques de animais venenosos e ataques cardíacos.
<ler salmo>
Salmo 14 - Para obter auxílio do próximo nos momentos de intrigas e aproximações enganosas.
<ler salmo>
Salmo 15 - Para desembaraçar negócios complicados, como divórcios, paternidade e heranças.
<ler salmo>
Salmo 16 - Para receber um conselho certo em uma decisão importante, como novos negócios, sociedades ou casamento.
<ler salmo>
Salmo 17 - Para estar mais ligado a Deus, receber uma graça no campo afetivo ou profissional.
<ler salmo>
Salmo 18 - Para agradecer uma bênção alcançada, como a cura de uma doença, a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de dons naturais.
<ler salmo>
Salmo 19 - Para iluminar a intuição, atrair a sorte e o êxito em todos os setores da sua vida.
<ler salmo>
Salmo 20 - Para proporcionar grandeza à alma e, trazer tranqüilidade ao espírito e equilíbrio ao corpo.
<ler salmo>
Salmo 21 - Para aumentar a sintonia entre os casais, promover a felicidade conjugal e afastar as traições.
<ler salmo>
Salmo 22 - Para estimular a força de vontade diante das provações apresentadas pela vida.
<ler salmo>
Salmo 23 - Para afastar as aflições do espírito, as pessoas falsas e para conquistar um coração mais puro.
<ler salmo>
Salmo 24 - Para fortalecer a fé e obter a misericórdia de Deus, pedindo proteção contra os seus inimigos.
<ler salmo>
Salmo 25 - Para sintonizar à distância pessoas e objetos desaparecidos, que se deseja encontrar e não se sabe onde estão.
<ler salmo>
Salmo 26 - Para acalmar os nervos, afastar o medo e se proteger contra traições e ataques de inimigos.
<ler salmo>
Salmo 27 - Para descobrir falsos amigos e pessoas que costumam atacar injustamente.
<ler salmo>
Salmo 28 - Para adoração e temor a Deus a para ter luz e proteção nos seus caminhos.
<ler salmo>
Salmo 29 - Para reconhecer todo o poder e a glória de Deus e para respeitar pais e idosos.
<ler salmo>
Salmo 30 - Para captar as mensagens transmitidas pelos salmos e obter grandes vitórias.
<ler salmo>
Salmo 31 - Para conquistar a liberdade, eliminar as falhas e aumentar o amor dentro do coração.
<ler salmo>
Salmo 32 - Para viver em harmonia com todos ao seu redor e para evitar cometer os mesmos erros.
<ler salmo>
Salmo 33 - Para desempenhar bem o papel dado por Deus e cumprir as suas tarefas com boa vontade e alegria.
<ler salmo>
Salmo 34 - Para proteger as pessoas perseguidas injustamente, como pobres, idosos e menores abandonados.
<ler salmo>
Salmo 35 - Para proteger os animais contra o extermínio, os cativeiros, os maltratos e a extinção.
<ler salmo>
Salmo 36 - Para agilizar as mudanças referentes à obtenção de ganhos, novos negócios e para acelerar processos judiciais.
<ler salmo>
Salmo 37 - Para receber graças no casamento, na maternidade e para ter prosperidade em todos os campos.
<ler salmo>
Salmo 38 - Para alcançar a libertação, elevando a espiritualidade e preservando a paz interior.
<ler salmo>
Salmo 39 - Para ter sucesso em concursos públicos, vestibulares ou seleção para empregos.
<ler salmo>
Salmo 40 - Para receber auxílio nos momentos de sofrimento, como perdas de pessoas queridas, separações dolorosas ou traições.
<ler salmo>
Salmo 41 - Para trazer muita luz e paz ao amor e favorecer os passeios e as diversões.
<ler salmo>
Salmo 42 - Para trazer mais paz de espírito e atrair a proteção e a glória de Deus.
<ler salmo>
Salmo 43 - Para atrair energias positivas, estimular a fertilidade e desenvolver a compreensão.
<ler salmo>
Salmo 44 - Para estimular a confiança, a fé e a paciência, a fim de proporcionar clareza de expressão.
<ler salmo>
Salmo 45 - Para superar as dificuldades e atrair sorte nos campos profissional, emocional e espiritual.
<ler salmo>
Salmo 46 - Para agradecer bênçãos, vitórias, um amor verdadeiro e alegria alcançados.
<ler salmo>
Salmo 47 - Para afastar aflições do relacionamento afetivo e conservar as amizades sinceras.
<ler salmo>
Salmo 48 - Para atrair sabedoria nos momentos de decisão, fortalecer a espiritualidade e afastar o medo da morte.
<ler salmo>
Salmo 49 - Para a preservação da natureza: florestas, campos, jardins e espécies em extinção.
<ler salmo>
Salmo 50 - Para receber o perdão de Deus e fortalecer a sabedoria e a humildade.
<ler salmo>
Salmo 51 - Para usar de maneira correta o talento, a popularidade e a sabedoria para se destacar.
<ler salmo>
Salmo 52 - Para se prevenir contra opressão, tristeza, descrença e qualquer tipo de maldade.
<ler salmo>
Salmo 53 - Para afastar as pessoas perigosas, invejosas ou que desejam fazer mal aos outros.
<ler salmo>
Salmo 54 - Para se proteger contra as perseguições de inimigos, medos, perda de memória, fraudes e mentiras.
<ler salmo>
Salmo 55 - Para afastar inimigos impiedosos e que insistem em destruir as boas causas.
<ler salmo>
Salmo 56 - Para pedir misericórdia e lutar contra injustiças, tristezas e todos os tipos de energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 57 - Para impedir a entrada de falsidades, mentiras, miséria, medos e dúvidas na sua vida.
<ler salmo>
Salmo 58 - Para se proteger de ladrões, assassinos, bandidos e todo tipo de opressão.
<ler salmo>
Salmo 59 - Para afastar as tristezas trazidas por tragédias no bairro, na cidade, no país e no mundo em geral.
<ler salmo>
Salmo 60 - Para auxiliar nas causas políticas em favor da Humanidade, afastar os inescrupulosos e iluminar os chefes de países.
<ler salmo>
Salmo 61 - Para a nação conservar a boa reputação, conquistar o reconhecimento merecido, preservar a saúde e favorecer os governantes, de acordo com a vontade divina.
<ler salmo>
Salmo 62 - Para viver em abundância, atraindo muita chuva e fertilidade para a terra, favorecendo as colheitas.
<ler salmo>
Salmo 63 - Para pedir proteção contra mentiras, maldades, vingança e pactos diabólicos.
<ler salmo>
Salmo 64 - Para esclarecer verdades ocultas e revelar mistérios que bloqueiam os caminhos para o sucesso.
<ler salmo>
Salmo 65 - Para combater tristezas e amarguras, ansiedade, depressão e desinteresse pela vida.
<ler salmo>
Salmo 66 - Para rogar por justiça e pelo recomeço de uma vida normal após longos períodos de batalha.
<ler salmo>
Salmo 67 - Para atrair a prosperidade às empresas, lavouras e aos trabalhadores.
<ler salmo>
Salmo 68 - Para auxiliar na realização de trabalhos difíceis e obtenção de vitória sobre os adversários.
<ler salmo>
Salmo 69 - Para ter sucesso em tratamentos médicos e cirurgias complicadas.
<ler salmo>
Salmo 70 - Para superar humilhações, proporcionando auto-estima, confiança e força moral.
<ler salmo>
Salmo 71 - Para atrair paz e justiça para todos, visando a fraternidade, a liberdade e a abundância para todas as nações.
<ler salmo>
Salmo 72 - Para auxiliar o tratamento das doenças dos membros, dos rins e do coração. Combate problemas mentais e vícios em geral.
<ler salmo>
Salmo 73 - Para se defender de pessoas desonestas, maus espíritos e tristezas causadas por eles.
<ler salmo>
Salmo 74 - Para combater a tristeza, a ansiedade, as angústias e dormir com tranqüilidade.
<ler salmo>
Salmo 75 - Para trazer o fim de tantas batalhas, guerras pessoais, tiranias e poder que bloqueiam o progresso e a paz.
<ler salmo>
Salmo 76 - Para conquistar o amor, viver feliz e sem as preocupações e perturbações que entristecem a alma.
<ler salmo>
Salmo 77 - Para atrair o equilibrio entre corpo e espírito, alcançar a sabedoria e descobrir a verdadeira vocação.
<ler salmo>
Salmo 78 - Para afastar o desespero, a impaciência, a ansiedade e atrair a alegria de viver.
<ler salmo>
Salmo 79 - Para ser valorizado em seu trabalho e se destacar pelas suas capacidades.
<ler salmo>
Salmo 80 - Para se proteger contra calúnias, feitiços e combater as energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 81 - Para obter a vitória sobre os inimigos, restabelecer a paz entre as pessoas e fortalecer os justos.
<ler salmo>
Salmo 82 - Para ajudar a Humanidade a se livrar das explorações religiosas, do radicalismo e do fanatismo.
<ler salmo>
Salmo 83 - Para acalmar os corações de líderes radicais, criminosos, pessoas invejosas e malvadas.
<ler salmo>
Salmo 84 - Para abençoar os doentes que estão hospitalizados e as pessoas que perderam a esperança.
<ler salmo>
Salmo 85 - Para obter a luz enviada por Deus e clarear todos os seus caminhos rumo ao sucesso.
<ler salmo>
Salmo 86 - Para receber apoio de amigos, chefes, familiares, pessoas influentes e também dos anjos.
<ler salmo>
Salmo 87 - Para comemorar as graças recebidas, as vitórias alcançadas e o sopro de vida recebido diariamente.
<ler salmo>
Salmo 88 - Para adquirir forças para enfrentar problemas relacionados ao trabalho, à saúde ou ao amor.
<ler salmo>
Salmo 89 - Para alcançar mais sabedoria para obter sucesso no seu trabalho e vencer os obstáculos da vida.
<ler salmo>
Salmo 90 - Para pedir luz e proteção para alcançar os objetivos referentes à vida afetiva e profissional.
<ler salmo>
Salmo 91 - Por ser o mais poderoso dos Salmos pode ser usado para todas as horas de necessidade, para agradecer e pedir proteção para tudo e todos.
<ler salmo>
Salmo 92 - Para conquistar disposição e concentração para os esportes, fortalecendo o espírito esportivo.
<ler salmo>
Salmo 93 - Para viver bem dentro da comunidade, com paz, alegria, compreensão, carinho e muito respeito.
<ler salmo>
Salmo 94 - Para se livrar de espíritos ruins, más influências de pessoas invejosas, aproximação de desafetos e energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 95 - Para fortalecer o corpo e a alma, e aumentar a alegria de viver e a paz interior.
<ler salmo>
Salmo 96 - Para agradecer as bênçãos recebidas, divulgando a graça e expandindo as vitórias para todos.
<ler salmo>
Salmo 97 - Para manter as amizades sempre fortes, aumentando a harmonia, a fraternidade, o entusiasmo e a compreensão.
<ler salmo>
Salmo 98 - Para ter sempre a presença dos anjos e santos, respeitando o nome de Deus e observando as suas obras e bênção para a humanidade.
<ler salmo>
Salmo 99 - Para obter a misericórdia de Deus, conscientizar a mente e purificar o coração das pessoas.
<ler salmo>
Salmo 100 - Para fortalecer a justiça e favorecer os bons acontecimentos na vida das pessoas.
<ler salmo>
Salmo 101 - Para amparar as mães que desejam ter filhos, as que tem filhos com problemas mentais ou deficiências físicas e as que tem filhos com problemas com drogas ou outros vícios.
<ler salmo>
Salmo 102 - Para as pessoas idosas que necessitam de paciência e disposição para realizar serviços ou para praticar alguma atividade.
<ler salmo>
Salmo 103 - Para alívio nos momentos de desespero, como tempestades, trovoadas e vendavais.
<ler salmo>
Salmo 104 - Para atrair sucesso e riqueza nos negócios e no trabalho e para receber alguma herança até então impedida de ser repassada.
<ler salmo>
Salmo 105 - Para exercer o domínio sobre a fortuna, a fama, a diplomacia, os negócios, as viagens e sobre si mesmo.
<ler salmo>
Salmo 106 - Para sanar necessidades, como a fome, a sede, a miséria, a ignorância, a opressão, a angústia e o desgosto pela condição de vida.
<ler salmo>
Salmo 107 - Para evitar invasões na privacidade, na consciência, na moradia e no mais profundo e sagrado local do amor: o coração.
<ler salmo>
Salmo 108 - Para afastar as energias negativas de pessoas mentirosas, caluniadoras, invejosas e maquiavélicas.
<ler salmo>
Salmo 109 - Para buscar a Deus nos momentos de aflição, como doenças, cirurgias e resultado de exames, provas e concursos.
<ler salmo>
Salmo 110 - Para se livrar de assuntos angustiantes, como as tristezas, os males do corpo, da mente e da alma, desarmonias e desafetos.
<ler salmo>
Salmo 111 - Para aquecer o coração e a alma com muito amor e carinho, atrair a felicidade e os bons momentos ao lado de alguém especial.
<ler salmo>
Salmo 112 - Para fazer novos amigos e formar fortes laços de companheirismo, ajuda e parceria.
<ler salmo>
Salmo 113 - Para desenvolver virtudes, como bondade, misericórdia, compreensão, humildade e compaixão.
<ler salmo>
Salmo 114 - Para celebrar as obras do criador, saber demonstrar gratidão e atrair prosperidade para a sua vida.
<ler salmo>
Salmo 115 - Para afastar a mentira, a paixão não correspondida, o ciúme infundado e atrair a fé, a esperança e o amor.
<ler salmo>
Salmo 116 - Para invocar Deus e os anjos, e conservar a paz entre as pessoas, principalmente entre os casais.
<ler salmo>
Salmo 117 - Para fortalecer a sua fé no Criador e receber a proteção Divina, suportar as provocações da vida e alcançar o sucesso.
<ler salmo>
Salmo 118 - Para favorecer a nobreza de caráter, mantendo a harmonia interior, a compreensão e a obediência às leis de Deus.
<ler salmo>
Salmo 119 - Salmo especial para louvar ao Senhor e para a realização de todos os seus sonhos no campo do amor, do trabalho e das finanças.
<ler salmo>
Salmo 120 - Para se manter no emprego e atrair prosperidade para os negócios.
<ler salmo>
Salmo 121 - Para obter a graça Divina, buscando fortalecer e iluminar a sua espiritualidade.
<ler salmo>
Salmo 122 - Para eliminar energias negativas no ambiente, que causam tormentos espirituais e espalham tristezas.
<ler salmo>
Salmo 123 - Para facilitar a vida de casais que se separam, restabelecendo a paz, a confiança e fazendo brotar o sentimento de amizade e gratidão.
<ler salmo>
Salmo 124 - Para afastar paixões desenfreadas por pessoas erradas, envolvimento com viciados e dividas com agiotas.
<ler salmo>
Salmo 125 - Para consolar as pessoas tristes, aflitas, presas ou em situações difíceis de diversas ordens.
<ler salmo>
Salmo 126 - Para proteger a família e todos os bens possuídos, como a casa, o carro, aparelhos domésticos e profissionais.
<ler salmo>
Salmo 127 - Para atrair um grande amor repleto de virtudes, como honestidade, confiabilidade, inteligência e companheirismo.
<ler salmo>
Salmo 128 - Para fortalecer a sua fé em Deus, afastar o mal e vencer os inimigos.
<ler salmo>
Salmo 129 - Para se livrar das traições e dos traidores e alcançar a harmonia e a compreensão para viver em paz.
<ler salmo>
Salmo 130 - Para alcançar o perdão e se proteger contra as agressividades, evitando também ofender e magoar as pessoas.
<ler salmo>
Salmo 131 - Para se livrar do orgulho e aprender a viver com humildade, praticando e repassando conhecimentos para os necessitados.
<ler salmo>
Salmo 132 - Para manter o equilibrio e o pensamento firme nas orações, conservando a fé e a certeza de que tudo passa e que a vida permanecerá.
<ler salmo>
Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças nos olhos e nos órgãos vitais, tanto em adultos como em crianças.
<ler salmo>
Salmo 134 - Para agradecer a Deus pelas suas dádivas, pela vida e para pedir proteção dos animais e pela união dos povos.
<ler salmo>
Salmo 135 - Para se livrar dos invejosos, fazendo com que encontrem meios de concretizar seus sonhos.
<ler salmo>
Salmo 136 - Para suportar a tristeza nos casos de perdas de pessoas queridas, doenças graves, mágoas e humilhação.
<ler salmo>
Salmo 137 - Para diminuir a saudade, afastar as mágoas e fortalecer a sua espiritualidade.
<ler salmo>
Salmo 138 - Para proteção nas viagens em transportes aéreos e rodoviários, em dias conturbados e com chuva ou neblina.
<ler salmo>
Salmo 139 - Para se cercar da proteção Divina e se prevenir contra a feitiçaria, os espíritos sem luz, a calúnia e a perversidade.
<ler salmo>
Salmo 140 - Para ter cautela e paciência na hora de agir, falar e na convivência com as pessoas.
<ler salmo>
Salmo 141 - Para se proteger das tentações, dos inimigos disfarçados e das doenças contagiosas.
<ler salmo>
Salmo 142 - Para se livrar de aflições, desespero, tristezas e preocupações sem fundamento.
<ler salmo>
Salmo 143 - Para as pessoas queridas já falecidas, para que recebam a luz Divina e sejam encaminhadas ao descanso eterno.
<ler salmo>
Salmo 144 - Para superar as dificuldades do dia-a-dia, tomar a decisão certa e acelerar a solução de um problema complicado.
<ler salmo>
Salmo 145 - Para ter fé em Deus e confiar sem medo em suas resoluções e em seu amparo.
<ler salmo>
Salmo 146 - Para se fortalecer diante das fraquezas, do medo, das dúvidas e das desconfianças.
<ler salmo>
Salmo 147 - Para afastar ladrões, imprevistos, queda de raios e quedas perigosas de sua vida.
<ler salmo>
Salmo 148 - Para promover ação de graças, estimular o amor e agradecer pelas alegrias da vida.
<ler salmo>
Salmo 149 - Pelas vitórias alcançadas em todas as disputas apresentadas no seu dia-a-dia.
<ler salmo>
Salmo 150 - Para promover a harmonia e o respeito entre as nações, o amor entre as raças e por todas as curas em nome do Criador.
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Salmo 1 - Para auxiliar as pessoas que estão determinadas a alcançar um objetivo especial em suas vidas.
<ler salmo>
Salmo 2 - Para iluminar as pessoas que precisam se agarrar a uma força maior em um momento de dor.
<ler salmo>
Salmo 3 - Para fortalecer o espírito e a mente e para ajudar a realizar trabalhos difíceis.
<ler salmo>
Salmo 4 - Para aliviar o coração e a alma das angústias da vida e vencer honestamente causas judiciais.
<ler salmo>
Salmo 5 - Para sentir a presença de Deus em todos os momentos e para afastar energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 6 - Para receber as graças necessárias, para ter uma vida tranqüila e receber auxilio nas horas de provações.
<ler salmo>
Salmo 7 - Para livrar o ambiente de energias negativas, pedir proteção e afastar a inveja e os problemas que impedem a felicidade a dois.
<ler salmo>
Salmo 8 - Para receber revelações através dos sonhos e para combater o desânimo e a depressão.
<ler salmo>
Salmo 9 - Para manter a esperança sempre viva, principalmente nos casos de doenças graves.
<ler salmo>
Salmo 10 - Para trazer alívio nos momentos de solidão, desamparo e dor.
<ler salmo>
Salmo 11 - Para anular as influências negativas, conquistar justiça e paz interior.
<ler salmo>
Salmo 12 - Para viver um grande amor repleto de compreensão, demonstrações de carinho e livre de falsidades.
<ler salmo>
Salmo 13 - Para fortalecer a fé, proteger contra ataques de animais venenosos e ataques cardíacos.
<ler salmo>
Salmo 14 - Para obter auxílio do próximo nos momentos de intrigas e aproximações enganosas.
<ler salmo>
Salmo 15 - Para desembaraçar negócios complicados, como divórcios, paternidade e heranças.
<ler salmo>
Salmo 16 - Para receber um conselho certo em uma decisão importante, como novos negócios, sociedades ou casamento.
<ler salmo>
Salmo 17 - Para estar mais ligado a Deus, receber uma graça no campo afetivo ou profissional.
<ler salmo>
Salmo 18 - Para agradecer uma bênção alcançada, como a cura de uma doença, a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de dons naturais.
<ler salmo>
Salmo 19 - Para iluminar a intuição, atrair a sorte e o êxito em todos os setores da sua vida.
<ler salmo>
Salmo 20 - Para proporcionar grandeza à alma e, trazer tranqüilidade ao espírito e equilíbrio ao corpo.
<ler salmo>
Salmo 21 - Para aumentar a sintonia entre os casais, promover a felicidade conjugal e afastar as traições.
<ler salmo>
Salmo 22 - Para estimular a força de vontade diante das provações apresentadas pela vida.
<ler salmo>
Salmo 23 - Para afastar as aflições do espírito, as pessoas falsas e para conquistar um coração mais puro.
<ler salmo>
Salmo 24 - Para fortalecer a fé e obter a misericórdia de Deus, pedindo proteção contra os seus inimigos.
<ler salmo>
Salmo 25 - Para sintonizar à distância pessoas e objetos desaparecidos, que se deseja encontrar e não se sabe onde estão.
<ler salmo>
Salmo 26 - Para acalmar os nervos, afastar o medo e se proteger contra traições e ataques de inimigos.
<ler salmo>
Salmo 27 - Para descobrir falsos amigos e pessoas que costumam atacar injustamente.
<ler salmo>
Salmo 28 - Para adoração e temor a Deus a para ter luz e proteção nos seus caminhos.
<ler salmo>
Salmo 29 - Para reconhecer todo o poder e a glória de Deus e para respeitar pais e idosos.
<ler salmo>
Salmo 30 - Para captar as mensagens transmitidas pelos salmos e obter grandes vitórias.
<ler salmo>
Salmo 31 - Para conquistar a liberdade, eliminar as falhas e aumentar o amor dentro do coração.
<ler salmo>
Salmo 32 - Para viver em harmonia com todos ao seu redor e para evitar cometer os mesmos erros.
<ler salmo>
Salmo 33 - Para desempenhar bem o papel dado por Deus e cumprir as suas tarefas com boa vontade e alegria.
<ler salmo>
Salmo 34 - Para proteger as pessoas perseguidas injustamente, como pobres, idosos e menores abandonados.
<ler salmo>
Salmo 35 - Para proteger os animais contra o extermínio, os cativeiros, os maltratos e a extinção.
<ler salmo>
Salmo 36 - Para agilizar as mudanças referentes à obtenção de ganhos, novos negócios e para acelerar processos judiciais.
<ler salmo>
Salmo 37 - Para receber graças no casamento, na maternidade e para ter prosperidade em todos os campos.
<ler salmo>
Salmo 38 - Para alcançar a libertação, elevando a espiritualidade e preservando a paz interior.
<ler salmo>
Salmo 39 - Para ter sucesso em concursos públicos, vestibulares ou seleção para empregos.
<ler salmo>
Salmo 40 - Para receber auxílio nos momentos de sofrimento, como perdas de pessoas queridas, separações dolorosas ou traições.
<ler salmo>
Salmo 41 - Para trazer muita luz e paz ao amor e favorecer os passeios e as diversões.
<ler salmo>
Salmo 42 - Para trazer mais paz de espírito e atrair a proteção e a glória de Deus.
<ler salmo>
Salmo 43 - Para atrair energias positivas, estimular a fertilidade e desenvolver a compreensão.
<ler salmo>
Salmo 44 - Para estimular a confiança, a fé e a paciência, a fim de proporcionar clareza de expressão.
<ler salmo>
Salmo 45 - Para superar as dificuldades e atrair sorte nos campos profissional, emocional e espiritual.
<ler salmo>
Salmo 46 - Para agradecer bênçãos, vitórias, um amor verdadeiro e alegria alcançados.
<ler salmo>
Salmo 47 - Para afastar aflições do relacionamento afetivo e conservar as amizades sinceras.
<ler salmo>
Salmo 48 - Para atrair sabedoria nos momentos de decisão, fortalecer a espiritualidade e afastar o medo da morte.
<ler salmo>
Salmo 49 - Para a preservação da natureza: florestas, campos, jardins e espécies em extinção.
<ler salmo>
Salmo 50 - Para receber o perdão de Deus e fortalecer a sabedoria e a humildade.
<ler salmo>
Salmo 51 - Para usar de maneira correta o talento, a popularidade e a sabedoria para se destacar.
<ler salmo>
Salmo 52 - Para se prevenir contra opressão, tristeza, descrença e qualquer tipo de maldade.
<ler salmo>
Salmo 53 - Para afastar as pessoas perigosas, invejosas ou que desejam fazer mal aos outros.
<ler salmo>
Salmo 54 - Para se proteger contra as perseguições de inimigos, medos, perda de memória, fraudes e mentiras.
<ler salmo>
Salmo 55 - Para afastar inimigos impiedosos e que insistem em destruir as boas causas.
<ler salmo>
Salmo 56 - Para pedir misericórdia e lutar contra injustiças, tristezas e todos os tipos de energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 57 - Para impedir a entrada de falsidades, mentiras, miséria, medos e dúvidas na sua vida.
<ler salmo>
Salmo 58 - Para se proteger de ladrões, assassinos, bandidos e todo tipo de opressão.
<ler salmo>
Salmo 59 - Para afastar as tristezas trazidas por tragédias no bairro, na cidade, no país e no mundo em geral.
<ler salmo>
Salmo 60 - Para auxiliar nas causas políticas em favor da Humanidade, afastar os inescrupulosos e iluminar os chefes de países.
<ler salmo>
Salmo 61 - Para a nação conservar a boa reputação, conquistar o reconhecimento merecido, preservar a saúde e favorecer os governantes, de acordo com a vontade divina.
<ler salmo>
Salmo 62 - Para viver em abundância, atraindo muita chuva e fertilidade para a terra, favorecendo as colheitas.
<ler salmo>
Salmo 63 - Para pedir proteção contra mentiras, maldades, vingança e pactos diabólicos.
<ler salmo>
Salmo 64 - Para esclarecer verdades ocultas e revelar mistérios que bloqueiam os caminhos para o sucesso.
<ler salmo>
Salmo 65 - Para combater tristezas e amarguras, ansiedade, depressão e desinteresse pela vida.
<ler salmo>
Salmo 66 - Para rogar por justiça e pelo recomeço de uma vida normal após longos períodos de batalha.
<ler salmo>
Salmo 67 - Para atrair a prosperidade às empresas, lavouras e aos trabalhadores.
<ler salmo>
Salmo 68 - Para auxiliar na realização de trabalhos difíceis e obtenção de vitória sobre os adversários.
<ler salmo>
Salmo 69 - Para ter sucesso em tratamentos médicos e cirurgias complicadas.
<ler salmo>
Salmo 70 - Para superar humilhações, proporcionando auto-estima, confiança e força moral.
<ler salmo>
Salmo 71 - Para atrair paz e justiça para todos, visando a fraternidade, a liberdade e a abundância para todas as nações.
<ler salmo>
Salmo 72 - Para auxiliar o tratamento das doenças dos membros, dos rins e do coração. Combate problemas mentais e vícios em geral.
<ler salmo>
Salmo 73 - Para se defender de pessoas desonestas, maus espíritos e tristezas causadas por eles.
<ler salmo>
Salmo 74 - Para combater a tristeza, a ansiedade, as angústias e dormir com tranqüilidade.
<ler salmo>
Salmo 75 - Para trazer o fim de tantas batalhas, guerras pessoais, tiranias e poder que bloqueiam o progresso e a paz.
<ler salmo>
Salmo 76 - Para conquistar o amor, viver feliz e sem as preocupações e perturbações que entristecem a alma.
<ler salmo>
Salmo 77 - Para atrair o equilibrio entre corpo e espírito, alcançar a sabedoria e descobrir a verdadeira vocação.
<ler salmo>
Salmo 78 - Para afastar o desespero, a impaciência, a ansiedade e atrair a alegria de viver.
<ler salmo>
Salmo 79 - Para ser valorizado em seu trabalho e se destacar pelas suas capacidades.
<ler salmo>
Salmo 80 - Para se proteger contra calúnias, feitiços e combater as energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 81 - Para obter a vitória sobre os inimigos, restabelecer a paz entre as pessoas e fortalecer os justos.
<ler salmo>
Salmo 82 - Para ajudar a Humanidade a se livrar das explorações religiosas, do radicalismo e do fanatismo.
<ler salmo>
Salmo 83 - Para acalmar os corações de líderes radicais, criminosos, pessoas invejosas e malvadas.
<ler salmo>
Salmo 84 - Para abençoar os doentes que estão hospitalizados e as pessoas que perderam a esperança.
<ler salmo>
Salmo 85 - Para obter a luz enviada por Deus e clarear todos os seus caminhos rumo ao sucesso.
<ler salmo>
Salmo 86 - Para receber apoio de amigos, chefes, familiares, pessoas influentes e também dos anjos.
<ler salmo>
Salmo 87 - Para comemorar as graças recebidas, as vitórias alcançadas e o sopro de vida recebido diariamente.
<ler salmo>
Salmo 88 - Para adquirir forças para enfrentar problemas relacionados ao trabalho, à saúde ou ao amor.
<ler salmo>
Salmo 89 - Para alcançar mais sabedoria para obter sucesso no seu trabalho e vencer os obstáculos da vida.
<ler salmo>
Salmo 90 - Para pedir luz e proteção para alcançar os objetivos referentes à vida afetiva e profissional.
<ler salmo>
Salmo 91 - Por ser o mais poderoso dos Salmos pode ser usado para todas as horas de necessidade, para agradecer e pedir proteção para tudo e todos.
<ler salmo>
Salmo 92 - Para conquistar disposição e concentração para os esportes, fortalecendo o espírito esportivo.
<ler salmo>
Salmo 93 - Para viver bem dentro da comunidade, com paz, alegria, compreensão, carinho e muito respeito.
<ler salmo>
Salmo 94 - Para se livrar de espíritos ruins, más influências de pessoas invejosas, aproximação de desafetos e energias negativas.
<ler salmo>
Salmo 95 - Para fortalecer o corpo e a alma, e aumentar a alegria de viver e a paz interior.
<ler salmo>
Salmo 96 - Para agradecer as bênçãos recebidas, divulgando a graça e expandindo as vitórias para todos.
<ler salmo>
Salmo 97 - Para manter as amizades sempre fortes, aumentando a harmonia, a fraternidade, o entusiasmo e a compreensão.
<ler salmo>
Salmo 98 - Para ter sempre a presença dos anjos e santos, respeitando o nome de Deus e observando as suas obras e bênção para a humanidade.
<ler salmo>
Salmo 99 - Para obter a misericórdia de Deus, conscientizar a mente e purificar o coração das pessoas.
<ler salmo>
Salmo 100 - Para fortalecer a justiça e favorecer os bons acontecimentos na vida das pessoas.
<ler salmo>
Salmo 101 - Para amparar as mães que desejam ter filhos, as que tem filhos com problemas mentais ou deficiências físicas e as que tem filhos com problemas com drogas ou outros vícios.
<ler salmo>
Salmo 102 - Para as pessoas idosas que necessitam de paciência e disposição para realizar serviços ou para praticar alguma atividade.
<ler salmo>
Salmo 103 - Para alívio nos momentos de desespero, como tempestades, trovoadas e vendavais.
<ler salmo>
Salmo 104 - Para atrair sucesso e riqueza nos negócios e no trabalho e para receber alguma herança até então impedida de ser repassada.
<ler salmo>
Salmo 105 - Para exercer o domínio sobre a fortuna, a fama, a diplomacia, os negócios, as viagens e sobre si mesmo.
<ler salmo>
Salmo 106 - Para sanar necessidades, como a fome, a sede, a miséria, a ignorância, a opressão, a angústia e o desgosto pela condição de vida.
<ler salmo>
Salmo 107 - Para evitar invasões na privacidade, na consciência, na moradia e no mais profundo e sagrado local do amor: o coração.
<ler salmo>
Salmo 108 - Para afastar as energias negativas de pessoas mentirosas, caluniadoras, invejosas e maquiavélicas.
<ler salmo>
Salmo 109 - Para buscar a Deus nos momentos de aflição, como doenças, cirurgias e resultado de exames, provas e concursos.
<ler salmo>
Salmo 110 - Para se livrar de assuntos angustiantes, como as tristezas, os males do corpo, da mente e da alma, desarmonias e desafetos.
<ler salmo>
Salmo 111 - Para aquecer o coração e a alma com muito amor e carinho, atrair a felicidade e os bons momentos ao lado de alguém especial.
<ler salmo>
Salmo 112 - Para fazer novos amigos e formar fortes laços de companheirismo, ajuda e parceria.
<ler salmo>
Salmo 113 - Para desenvolver virtudes, como bondade, misericórdia, compreensão, humildade e compaixão.
<ler salmo>
Salmo 114 - Para celebrar as obras do criador, saber demonstrar gratidão e atrair prosperidade para a sua vida.
<ler salmo>
Salmo 115 - Para afastar a mentira, a paixão não correspondida, o ciúme infundado e atrair a fé, a esperança e o amor.
<ler salmo>
Salmo 116 - Para invocar Deus e os anjos, e conservar a paz entre as pessoas, principalmente entre os casais.
<ler salmo>
Salmo 117 - Para fortalecer a sua fé no Criador e receber a proteção Divina, suportar as provocações da vida e alcançar o sucesso.
<ler salmo>
Salmo 118 - Para favorecer a nobreza de caráter, mantendo a harmonia interior, a compreensão e a obediência às leis de Deus.
<ler salmo>
Salmo 119 - Salmo especial para louvar ao Senhor e para a realização de todos os seus sonhos no campo do amor, do trabalho e das finanças.
<ler salmo>
Salmo 120 - Para se manter no emprego e atrair prosperidade para os negócios.
<ler salmo>
Salmo 121 - Para obter a graça Divina, buscando fortalecer e iluminar a sua espiritualidade.
<ler salmo>
Salmo 122 - Para eliminar energias negativas no ambiente, que causam tormentos espirituais e espalham tristezas.
<ler salmo>
Salmo 123 - Para facilitar a vida de casais que se separam, restabelecendo a paz, a confiança e fazendo brotar o sentimento de amizade e gratidão.
<ler salmo>
Salmo 124 - Para afastar paixões desenfreadas por pessoas erradas, envolvimento com viciados e dividas com agiotas.
<ler salmo>
Salmo 125 - Para consolar as pessoas tristes, aflitas, presas ou em situações difíceis de diversas ordens.
<ler salmo>
Salmo 126 - Para proteger a família e todos os bens possuídos, como a casa, o carro, aparelhos domésticos e profissionais.
<ler salmo>
Salmo 127 - Para atrair um grande amor repleto de virtudes, como honestidade, confiabilidade, inteligência e companheirismo.
<ler salmo>
Salmo 128 - Para fortalecer a sua fé em Deus, afastar o mal e vencer os inimigos.
<ler salmo>
Salmo 129 - Para se livrar das traições e dos traidores e alcançar a harmonia e a compreensão para viver em paz.
<ler salmo>
Salmo 130 - Para alcançar o perdão e se proteger contra as agressividades, evitando também ofender e magoar as pessoas.
<ler salmo>
Salmo 131 - Para se livrar do orgulho e aprender a viver com humildade, praticando e repassando conhecimentos para os necessitados.
<ler salmo>
Salmo 132 - Para manter o equilibrio e o pensamento firme nas orações, conservando a fé e a certeza de que tudo passa e que a vida permanecerá.
<ler salmo>
Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças nos olhos e nos órgãos vitais, tanto em adultos como em crianças.
<ler salmo>
Salmo 134 - Para agradecer a Deus pelas suas dádivas, pela vida e para pedir proteção dos animais e pela união dos povos.
<ler salmo>
Salmo 135 - Para se livrar dos invejosos, fazendo com que encontrem meios de concretizar seus sonhos.
<ler salmo>
Salmo 136 - Para suportar a tristeza nos casos de perdas de pessoas queridas, doenças graves, mágoas e humilhação.
<ler salmo>
Salmo 137 - Para diminuir a saudade, afastar as mágoas e fortalecer a sua espiritualidade.
<ler salmo>
Salmo 138 - Para proteção nas viagens em transportes aéreos e rodoviários, em dias conturbados e com chuva ou neblina.
<ler salmo>
Salmo 139 - Para se cercar da proteção Divina e se prevenir contra a feitiçaria, os espíritos sem luz, a calúnia e a perversidade.
<ler salmo>
Salmo 140 - Para ter cautela e paciência na hora de agir, falar e na convivência com as pessoas.
<ler salmo>
Salmo 141 - Para se proteger das tentações, dos inimigos disfarçados e das doenças contagiosas.
<ler salmo>
Salmo 142 - Para se livrar de aflições, desespero, tristezas e preocupações sem fundamento.
<ler salmo>
Salmo 143 - Para as pessoas queridas já falecidas, para que recebam a luz Divina e sejam encaminhadas ao descanso eterno.
<ler salmo>
Salmo 144 - Para superar as dificuldades do dia-a-dia, tomar a decisão certa e acelerar a solução de um problema complicado.
<ler salmo>
Salmo 145 - Para ter fé em Deus e confiar sem medo em suas resoluções e em seu amparo.
<ler salmo>
Salmo 146 - Para se fortalecer diante das fraquezas, do medo, das dúvidas e das desconfianças.
<ler salmo>
Salmo 147 - Para afastar ladrões, imprevistos, queda de raios e quedas perigosas de sua vida.
<ler salmo>
Salmo 148 - Para promover ação de graças, estimular o amor e agradecer pelas alegrias da vida.
<ler salmo>
Salmo 149 - Pelas vitórias alcançadas em todas as disputas apresentadas no seu dia-a-dia.
<ler salmo>
Salmo 150 - Para promover a harmonia e o respeito entre as nações, o amor entre as raças e por todas as curas em nome do Criador.
salmo 39
Para ter sucesso em concursos públicos, vestibulares ou seleção para empregos.
1 Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim.
2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou.
3 Encandeceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo;
4 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.
5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.
6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará.
7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato.
9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste,
10 Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.
11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destruis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade.
12 Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais.
13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais.
1 Disse eu: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim.
2 Com silêncio fiquei qual um mundo; calava-me mesmo acerca do bem; mas a minha dor se agravou.
3 Encandeceu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo; então com a minha língua, dizendo;
4 Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou.
5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.
6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará.
7 Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti.
8 Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio do insensato.
9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste,
10 Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.
11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destruis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade.
12 Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, um peregrino como todos os meus pais.
13 Desvia de mim o teu olhar, para que eu tome alento, antes que me vá e não exista mais.
SALMO 38
Para alcançar a libertação, elevando a espiritualidade e preservando a paz interior.
1 ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e sobre mim a tua mão pesou.
3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado.
4 Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças.
5 As minhas chagas se tornam fétidas e purulentas, por causa da minha loucura.
6 Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando o dia todo.
7 Pois os meus lombos estão cheios de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
8 Estou gasto e muito esmagado; dou rugidos por causa do desassossego do meu coração.
9 Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu suspirar não te é oculto.
10 O meu coração está agitado; a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, até essa me deixou.
11 Os meus amigos e os meus companheiros afastaram-se da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.
12 Também os que buscam a minha vida me armam laços, e os que procuram o meu mal dizem coisas perniciosas,
13 Mas eu, como um surdo, não ouço; e sou qual um mudo que não abre a boca.
14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca há com que replicar.
15 Mas por ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, responderás.
16 Rogo, pois: Ouve-me, para que eles não se regozijem sobre mim e não se engrandeçam contra mim quando resvala o meu pé.
17 Pois estou prestes a tropeçar; a minha dor está sempre comigo.
18 Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado.
19 Mas os meus inimigos são cheios de vida e são fortes, e muitos são os que sem causa me odeiam.
20 Os que tornam o mal pelo bem são meus adversários, porque eu sigo o que é bom.
21 Não me desampares, ó Senhor; Deus meu, não te alongues de mim.
22 Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.
1 ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e sobre mim a tua mão pesou.
3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado.
4 Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças.
5 As minhas chagas se tornam fétidas e purulentas, por causa da minha loucura.
6 Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando o dia todo.
7 Pois os meus lombos estão cheios de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
8 Estou gasto e muito esmagado; dou rugidos por causa do desassossego do meu coração.
9 Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu suspirar não te é oculto.
10 O meu coração está agitado; a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, até essa me deixou.
11 Os meus amigos e os meus companheiros afastaram-se da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.
12 Também os que buscam a minha vida me armam laços, e os que procuram o meu mal dizem coisas perniciosas,
13 Mas eu, como um surdo, não ouço; e sou qual um mudo que não abre a boca.
14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca há com que replicar.
15 Mas por ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, responderás.
16 Rogo, pois: Ouve-me, para que eles não se regozijem sobre mim e não se engrandeçam contra mim quando resvala o meu pé.
17 Pois estou prestes a tropeçar; a minha dor está sempre comigo.
18 Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado.
19 Mas os meus inimigos são cheios de vida e são fortes, e muitos são os que sem causa me odeiam.
20 Os que tornam o mal pelo bem são meus adversários, porque eu sigo o que é bom.
21 Não me desampares, ó Senhor; Deus meu, não te alongues de mim.
22 Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.
salmo 37
Para receber graças no casamento, na maternidade e para ter prosperidade em todos os campos.
1 Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.
3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.
4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.
8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal.
9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.
11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes,
13 mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que vem chegando o seu dia.
14 Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho.
15 Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos quebrados.
16 Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios.
17 Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos.
18 O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.
19 Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão.
20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.
21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
22 Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.
23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;
24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.
27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada permanente.
28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
30 A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto.
31 A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos.
32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.
33 O Senhor não o deixará nas mãos dele, nem o condenará quando for julgado.
34 Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.
35 Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado.
37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz.
38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e a posteridade dos ímpios será exterminada.
39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
40 E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.
1 Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.
3 Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.
4 Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios.
8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal.
9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.
11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes,
13 mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que vem chegando o seu dia.
14 Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho.
15 Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos quebrados.
16 Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios.
17 Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos.
18 O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.
19 Não serão envergonhados no dia do mal, e nos dias da fome se fartarão.
20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.
21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
22 Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.
23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;
24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada.
27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada permanente.
28 Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
30 A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto.
31 A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos.
32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.
33 O Senhor não o deixará nas mãos dele, nem o condenará quando for julgado.
34 Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.
35 Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado.
37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz.
38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e a posteridade dos ímpios será exterminada.
39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
40 E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.
Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.Independentimente das circustancias,devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho.Dalai Lama
A Auto-estima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo".Cíntia Salvato
A Auto-estima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo".Cíntia Salvato
Quem dera me aceitassem como sou. (Vincent Van Gogh)
Não deixamos de brincar porque envelhecemos. Envelhecemos porque deixamos de brincar. (George Bernard Shaw)
Uma mente que tenha sido estirada por novas idéias nunca poderá recobrar sua forma original. (Albert Einstein)
O tempo só tem uma existência relativa. (Carlyle) Um provérbio inteligente não demonstra nada. (Voltaire)
Posso resistir a tudo, menos à tentação. (Oscar Wilde)
Foram provados muitos tipos de governo, e se provarão muitos mais nesse mundo de pecados e problemas. Ninguém disse que a democracia seja o sistema perfeito ou todo sabio. No entanto, foi dito que a democracia é o pior sistema de governo além daqueles outros que se tentam de vez em quando. (Winston Churchill)
Se não pode convence-los, confunda-los. (Harry Truman)
Na Califórnia não se joga o lixo na lixeira - o convertem em programas de televisão. (Woody Allen)
No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravisão são estados mentais. (Mahatma Gandhi)
As mulheres gostam dos homens silenciosos. Acreditam que as estão escutando. (Marcel Archard)
A nossa felicidade depende de nós mesmos. (Aristotoles)
A música limpa a alma do pó da nossa vida diária. (Berthold Auerbach)
Conhecimento é poder. (Francis Bacon)
Nunca esquecerei o tempo que passei contigo. Te peço que sigas sendo meu amigo, da mesma maneira que eu sempre serei o teu. (Ludwig Van Beethoven)
Já não me preocupa ser um grande artista da conversação. Simplesmente procuro saber escutar bem. Me dei conta de que as pessoas que sabem escutar são bem acolhidas vão onde vão. (Frank Bettger)
As pessoas tomam caminhos diferentes em busca da felicidade e da satisfação. O fato de que o caminho de alguém não coincida com o seu não quer dizer que vocês se perderam. (H. Jackson Browne)
Um homem pode equivocar-se muitas vezes, mas não se converte em um fracasso até que comece a culpar uma terceira pessoa de seus próprios erros. (John Burroughs)
Lembre-se, hoje é o dia de amanhã que tanto lhe preocupava ontem. (Dale Carnegie)
Sentir dor é inevitável. Sofrer é opcional. (M. Kathleen Casey)
Quem pergunta permanece ignorante durante somente cinco minutos, mas quem não pergunta será um ignorante para sempre. (provérbio chinês)
O mau nunca é bom até que aconteça o pior. (provérbio dinamarquês)
Sonhar como se fosse viver para sempre. Viver como se fosse morrer hoje. (James Dean)
O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos. (Albert Einstein)
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Nenhum número de experiências, por muitas que sejam, poderão provar que tenho razão. Mas será suficiente uma só experiência para demonstrar que estou equivocado. (Albert Einstein)
Um pequeno tropeço pode impedir uma grande queda. (provérbio inglês)
Não fracassei. Encontrei 10.000 soluções que não funcionam. (Benjamin Franklin)
Nunca conheci um homem tão ignorante que fosse impossível aprender algo dele. (Galileo Galilei)
Se acreditas em tudo o que lês, melhor não ler. (provérbio japonês)
Não deixamos de brincar porque envelhecemos. Envelhecemos porque deixamos de brincar. (George Bernard Shaw)
Uma mente que tenha sido estirada por novas idéias nunca poderá recobrar sua forma original. (Albert Einstein)
O tempo só tem uma existência relativa. (Carlyle) Um provérbio inteligente não demonstra nada. (Voltaire)
Posso resistir a tudo, menos à tentação. (Oscar Wilde)
Foram provados muitos tipos de governo, e se provarão muitos mais nesse mundo de pecados e problemas. Ninguém disse que a democracia seja o sistema perfeito ou todo sabio. No entanto, foi dito que a democracia é o pior sistema de governo além daqueles outros que se tentam de vez em quando. (Winston Churchill)
Se não pode convence-los, confunda-los. (Harry Truman)
Na Califórnia não se joga o lixo na lixeira - o convertem em programas de televisão. (Woody Allen)
No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravisão são estados mentais. (Mahatma Gandhi)
As mulheres gostam dos homens silenciosos. Acreditam que as estão escutando. (Marcel Archard)
A nossa felicidade depende de nós mesmos. (Aristotoles)
A música limpa a alma do pó da nossa vida diária. (Berthold Auerbach)
Conhecimento é poder. (Francis Bacon)
Nunca esquecerei o tempo que passei contigo. Te peço que sigas sendo meu amigo, da mesma maneira que eu sempre serei o teu. (Ludwig Van Beethoven)
Já não me preocupa ser um grande artista da conversação. Simplesmente procuro saber escutar bem. Me dei conta de que as pessoas que sabem escutar são bem acolhidas vão onde vão. (Frank Bettger)
As pessoas tomam caminhos diferentes em busca da felicidade e da satisfação. O fato de que o caminho de alguém não coincida com o seu não quer dizer que vocês se perderam. (H. Jackson Browne)
Um homem pode equivocar-se muitas vezes, mas não se converte em um fracasso até que comece a culpar uma terceira pessoa de seus próprios erros. (John Burroughs)
Lembre-se, hoje é o dia de amanhã que tanto lhe preocupava ontem. (Dale Carnegie)
Sentir dor é inevitável. Sofrer é opcional. (M. Kathleen Casey)
Quem pergunta permanece ignorante durante somente cinco minutos, mas quem não pergunta será um ignorante para sempre. (provérbio chinês)
O mau nunca é bom até que aconteça o pior. (provérbio dinamarquês)
Sonhar como se fosse viver para sempre. Viver como se fosse morrer hoje. (James Dean)
O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos. (Albert Einstein)
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Nenhum número de experiências, por muitas que sejam, poderão provar que tenho razão. Mas será suficiente uma só experiência para demonstrar que estou equivocado. (Albert Einstein)
Um pequeno tropeço pode impedir uma grande queda. (provérbio inglês)
Não fracassei. Encontrei 10.000 soluções que não funcionam. (Benjamin Franklin)
Nunca conheci um homem tão ignorante que fosse impossível aprender algo dele. (Galileo Galilei)
Se acreditas em tudo o que lês, melhor não ler. (provérbio japonês)
Não se pode conseguir a paz mediante a violência. Só se pode conquistá-la através de compreensão. (Ralph Waldo Emerson)
Quando mais suamos em tempos de paz, menos sangramos em tempos de guerra. (Vijaya Lakshmi Pandit)
É impossível dar um aperto de mão com o punho fechado.
As verdadeiras diferenças no mundo de hoje não são entre judeus e árabes; protestantes e católicos; muçulmanos, croatas e sérvios. As verdadeiras diferenças se encontram entre os que abraçam a paz e os que a querem destruir; entre os que olham para o futuro e os que se agarram ao passado, entre os que abrem os braços e os que fecham os punhos. (Bill Clinton)
A paz custa muito, mas vale a pena.
A paz não é apenas nosso objetivo final, é também a única maneira de conquistá-lo. (Martin Luther King)
Nunca existiu uma boa guerra ou uma paz má. (Franklin)
Olho por olho terminará fazendo com que o mundo inteiro fique cego. (Mahatma Gandhi) Já corremos todo tipo de risco fazendo guerras. Não é hora de arriscarmos também para conseguir a paz? (Ramsay MacDonald)
Em nome da paz, começam guerras. Não têm vergonha? (Nikki Giovanni)
Temos que nos perdoar. Só então conseguiremos a paz. (Tolstoy)
Quando mais suamos em tempos de paz, menos sangramos em tempos de guerra. (Vijaya Lakshmi Pandit)
É impossível dar um aperto de mão com o punho fechado.
As verdadeiras diferenças no mundo de hoje não são entre judeus e árabes; protestantes e católicos; muçulmanos, croatas e sérvios. As verdadeiras diferenças se encontram entre os que abraçam a paz e os que a querem destruir; entre os que olham para o futuro e os que se agarram ao passado, entre os que abrem os braços e os que fecham os punhos. (Bill Clinton)
A paz custa muito, mas vale a pena.
A paz não é apenas nosso objetivo final, é também a única maneira de conquistá-lo. (Martin Luther King)
Nunca existiu uma boa guerra ou uma paz má. (Franklin)
Olho por olho terminará fazendo com que o mundo inteiro fique cego. (Mahatma Gandhi) Já corremos todo tipo de risco fazendo guerras. Não é hora de arriscarmos também para conseguir a paz? (Ramsay MacDonald)
Em nome da paz, começam guerras. Não têm vergonha? (Nikki Giovanni)
Temos que nos perdoar. Só então conseguiremos a paz. (Tolstoy)
Devemos odiar o pecado e amar ao pecador. (Gandhi)
Deus entra em cada pessoa por uma porta privada. (Ralph Waldo)
Devemos odiar o pecado e amar ao pecador. (Gandhi)
Deus entra em cada pessoa por uma porta privada. (Ralph Waldo)
O homem propõe, mas Deus dispõe. (Thomas Kempis)
Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda presente ante os problemas.
Um bebê representa a opinião de Deus de que o mundo deve continuar. (Carl Sandburg) Conhecer o grau de amor com que Jesus Cristo nos ama deveria servir para que o amássemos de tal forma que se reflexasse em nossas atitudes, nossa conduta e nosso compromisso. A maturidade espiritual se demonstra quando sabemos empregar nosso conhecimento espiritual. (Edward Bedore)
Para as pessoas religiosas, o nome de Jesus é um nome que nos alimenta, um nome que nos transporta. Seu nome é capaz de levantar aos mortos e fazer com que os vivos sejam belos. (John Henry Newman)
O que acontece quando morremos? A irônia é que todas as nossas dúvidas se solucionarão depois de morrermos. Passamos a vida inteira tentando encontrar a resposta, e a única maneira de saber o que acontece é sermos atropelados um ônibus. E nosso único consolo é que Deus é o motorista desse ônibus. (John Ryman)
Deus entra em cada pessoa por uma porta privada. (Ralph Waldo)
Devemos odiar o pecado e amar ao pecador. (Gandhi)
Deus entra em cada pessoa por uma porta privada. (Ralph Waldo)
O homem propõe, mas Deus dispõe. (Thomas Kempis)
Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda presente ante os problemas.
Um bebê representa a opinião de Deus de que o mundo deve continuar. (Carl Sandburg) Conhecer o grau de amor com que Jesus Cristo nos ama deveria servir para que o amássemos de tal forma que se reflexasse em nossas atitudes, nossa conduta e nosso compromisso. A maturidade espiritual se demonstra quando sabemos empregar nosso conhecimento espiritual. (Edward Bedore)
Para as pessoas religiosas, o nome de Jesus é um nome que nos alimenta, um nome que nos transporta. Seu nome é capaz de levantar aos mortos e fazer com que os vivos sejam belos. (John Henry Newman)
O que acontece quando morremos? A irônia é que todas as nossas dúvidas se solucionarão depois de morrermos. Passamos a vida inteira tentando encontrar a resposta, e a única maneira de saber o que acontece é sermos atropelados um ônibus. E nosso único consolo é que Deus é o motorista desse ônibus. (John Ryman)
domingo, 23 de agosto de 2009
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
COMO COMECEI A ESCREVER
Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.
Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narra um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.
Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estavam germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café-sentado ( pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado ) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.
Índice
VIÚVA LOURA
- "Viúva, 21 anos..."- Tadinha. A vida é isso.- "Loura..."- Melhorou.- "Fazendeira, rica..."- Epa, muda completamente de figura.- "Pertencente a tradicional família mineira..."- Corta essa!- "Recém-chegada do interior..."- Então, não custa sondar a barra.- "Procura companhia masculina..."- Ainda bem que é masculina. Tou às ordens.- "Que seja jovem..."- Você acha que 38 anos está na pauta?- "Bem intencionado..."- Nunca fui outra coisa na vida.- "De fino trato..."- Não é por me gabar, mas...- "Conhecedor dos pontos pitorescos do Rio..."- Que é que ela entende por pontos pitorescos? Eu prefiro pontos estratégicos.- "Para passeios e ..."- Etc., lógico.- "Futuro compromisso matrimonial..."- Corta! Corta!- É mesmo.- Aliás, eu não tenho mais de 38. Tinha, semana passada.- E rica... Rica de que? Talvez de predicados apenas.- Poxa, até parece que você está querendo a viúva pro seu bico. Pera aí, mau- caráter.- Eu? Vê lá se eu vou nessa onda de anúncio. Tou prevenindo pra você não se grilar. Viúva, mineira, loura... Se é mineira, não deve ser loura. Se é loura. É artificial. Se é artificial...- Deixa a viuvinha ser loura e mineira, deixa.- Olha, eu conheci uma loura que, além de outros negativos, era careca.- Ora, peruca resolve.- Sei não, mas tudo isso junto- mineira, viúva, loura, 21 anos, rica...- Que é que tem?- É exagero. Não precisava Ter tantas qualidades.- Foi uma graça de Deus.- Você não merece tanto.- Será outra graça de Deus.- Deus não deve ser assim tão desperdiçado com suas graças.- Lá vem você querendo dar instruções ao Altíssimo. Perde essa mania.- Bom, mas você não sabe que mineiro esconde milho até de monjolo?- Continua.- "Cartas com sigilo absoluto..."- Evidente.- "Indicações pessoais..."- Minha ficha é mais limpa do que caixa d'água de edifício quanto o síndico vai ao terraço.- "E fotos..."- Arrgh! Só tenho 3x4, muito fajuta. Mas tiro de calção, frente, perfil e fundos.- "Para a portaria desse jornal, sob n° 019 834."- Pera aí. Tou anotando. 019?- 834.- Legal. 834 é o número de meu edifício, 19 é pavão, que tem a perna dourada. Lê mais.- Já li tudo, ué.- Lê outra vez. Repete.- Vai decorar?- Vou gravar melhor na nuca, vou raciocinar em bloco, vou...- Se habilitar, né?- Correto.- Calma, rapaz. Sabe lá que espécie de viúva é essa?- Vou ver pra conferir.- Pode nem ser viúva.- E daí?- Diz que tem 21 anos, mas quem garante que não é modéstia? Às vezes tem três vezes 21.- Então você admite que ela é mineira.- E que cria galinha sem ração, na base da parapsicologia?- Também sou mineiro, uai.- E nunca me confessou. Eu jurava que você fosse capixaba.- Fui. Questão de limites, minha terra passou pra banda de cá. Não espalha, sim?- Me tapeou esse tempo todo.- Esquece.- Vai ser dura a parada: mineira loura versus mineiro mascarado.- Fica em família, né?- A tradicional?- As duas. Eu na minha, ela na dela.- Agora sou eu que digo: tadinha.- Por quê? Se ela botou anúncio, quer transar. Eu transo. No figurino.- É verdade que tem muito carioca por aí, muito paulista, muito nortista, espiando maré. Talvez você chegue tarde.- Duvido. Você sabe que nessas coisas sou meio Fittipaldi. Comigo é Fórmula-1.- Mineiro contando prosa? Nunca vi isso.- Bem, mineiro é capaz de contar prosa só pra esconder que é mineiro...- Chega, amizade, você já ganhou a viuvinha com fazenda e tudo, podes crer!
Índice
MARGARIDA
A garota em êxtase brandiu o postal que recebera do namorado em excursão na Grécia :- Coisa mais linda! Olha só o que ele escreveu: "Eu queria desfolhar teu coração como se ele fosse a mais margarida de todas as margaridas. "Marquinhos é genial, o senhor não acha?- Pode ser que seja, não conheço Marquinhos. Se bem que antes da era Pierre Cardin, genial era Dante, Da Vinci, Einstein, outros assim. Mas essa frase não é de Marquinhos.- Não é de Marquinhos?! Tá com a letra dele, assinada por ele.- Estou vendo que assinou, mas é de Darío.- Quem? O Darío, do Atlético Mineiro? Sem essa.- Não minha florzinha, Darío, Rubén Darío, o poeta da Nicarágua.- Não conheço. Então Rubén Darío falou para Marquinhos e Marquinhos- Achou bacana e pediu emprestado a ele?- Tenho a impressão que o Marquinhos não pediu nada emprestado a Rubén Darío. Tomou sem consultar.- Como é que o senhor sabe?- É muito difícil consultar o Darío.- Por quê? Ele não dá bola para gente? Não gosta da mocidade? É careta?- Não é nada disso. O Darío não é encontrado em parte alguma.- Ah, ele gosta de bancar o invisível, né?- Não creio que goste, mas é exatamente o caso dele: invisível.- Não dá para entender.- Vai entender logo. Ele morreu em 1916.- Ah! E como é que o Marquinhos descobriu essa margarida, me conte!- Simples. Leu num livro de poemas de Rubén Darío.- Marquinhos não é ligado a leitura. Duvido.- Se não leu no livro, leu em alguma revista, em alguma parte.- Hã...Ficou tão triste- os olhos, a boca, a testa franzida- que achei de meu dever confortá-la:- Que importância tem isso? A frase é de Darío, é de Marquinhos, é de toda pessoa sensível, capaz de assimilar o coração à margarida... Desculpe: à margarida.Muxoxo:- Se é de todos, não é de ninguém, não vale nada.- Pelo contrário. Fica valendo mais, torna-se sentimento universal.- Ah, o senhor está por fora. Eu queria a margarida só para mim. Copiada não tem graça. A graça era imaginar Marquinhos, muito sério, desfolhando meu coração transformado em margarida, para saber se eu gosto dele, um pouquinho, bastante, muito loucamente, nada. E a margarida sempre com uma pétala escondida por baixo da outra, entende? Para ele não ter certeza, porque essa certeza eu não dava... Era gozado.- Continue imaginando.- Agora não dá pé. Marquinhos roubou a margarida, quis dar uma de poeta. Não colou.- Espere um pouco. Eu disse que a margarida era de Rubén Darío? Esta cabeça! Esquece, minha filha. Agora me lembro que Rubén Darío nem podia ouvir falar em margarita, começava a espirrar, a tossir, ficava sufocado, uma coisa horrível. Alergia- que no tempo dele ainda não estava batizada. Pois é. Garanto a você, posso jurar que a margarida não é de Darío.- De quem é então?- De Marquinhos, ué.- Tem certeza que nunca ninguém antes de Marquinhos escreveu ä mais margarida de todas as margaridas"? o senhor lê milhões, pode me responder. Tem certeza?- Absoluta. Marquinhos é genial, reconheço. Mas, por via das dúvidas, continue escondendo uma pétala de reserva, sim?- Pode deixar por minha conta. Puxa, quase que eu parava de transar com o Marquinhos por causa do senhor. Agora tá legal, tchau, vovô!Vovô: foi assim que ela me agradeceu a mentira generosa, a bandida.
Índice
VIAGEM A PARIS
- Ouvi dizer que vai a Paris.- Exato.- A negócio?- Não.- Turista?- Não.- Missão política reservada?- Não.- Tão secreta assim?- Não.- Se não sou indiscreto...transa de amor?- Não.- Está muito misterioso.- Não.- Como não? Saúde, talvez.- Não.- Compreendo que não queira alarmar...- Não.- Busca apenas repouso.- Não- Fugir do trabalho, então.- Não.- Capricho do momento.- Não.- Tantos não devem significar um sim.- Não.- Significam sim. Vou repetir as hipóteses.- Não.- Temos pela frente uma indústria nova, de vulto.- Não.- De qualquer maneira, é financiamento internacional.- Não.- Então a coisa está ficando preta.- Não.- Está preta, e há jogadas que só em Paris.- Não.- Percebe-se alguma coisa no ar.- Não.- Não dá para perceber, mas há.- Não.- Mas pode haver a qualquer momento.- Não.- Nem hipótese?- Não.- Nenhuma nuvem distante, muito distante mesmo?- Não.- No ano que vem?- Não.- Ouvi mal?- Não.- Sendo assim, é segredo pessoal?- Não.- O coração é quem dita a viagem... eu sei.- Não.- Sim, sim. Pode confessar.- Não.- Hoje em dia essas coisas são públicas. Dão até cartaz.- Não.- Sei que não precisa disso, mas...- Não.- Por que não? Está com medo da imprensa?- Não.- Receia perder a situação social?- Não.- A situação financeira?- Não.- Política?- Não- Pois olhe, melhor é preparar o ambiente.- Não.- Claro que sim. Insinuar mudança em sua vida.- Não.- Discretamente.- Não.- De leve, só uma pincelada. Deixe comigo.- Não.- Não abro manchete nem boto aquela foto em duas colunas, aquela bacana, lembra?- Não.- Só cinco linhas.- Não.- Duas.- Não.- Mas tenho de dizer alguma coisa.- Não.- O senhor é notícia.- Não.- Pode dizer que não, mas é sim.- Não.- Puxa vida, o senhor hoje está medonho. Resolveu responder não a tudo que é pergunta minha?- Não.- Ah, é? Então vamos recomeçar: o senhor vai a Paris?- Vou.- E que é que vai fazer em Paris?- Ver.- Ver o quê?- O Último Tango em Paris.- E por que é que não me disse isso logo, homem de Deus?- Você não me perguntou, por que eu havia de responder?
Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.
Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narra um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.
Daí por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estavam germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café-sentado ( pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado ) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.
Índice
VIÚVA LOURA
- "Viúva, 21 anos..."- Tadinha. A vida é isso.- "Loura..."- Melhorou.- "Fazendeira, rica..."- Epa, muda completamente de figura.- "Pertencente a tradicional família mineira..."- Corta essa!- "Recém-chegada do interior..."- Então, não custa sondar a barra.- "Procura companhia masculina..."- Ainda bem que é masculina. Tou às ordens.- "Que seja jovem..."- Você acha que 38 anos está na pauta?- "Bem intencionado..."- Nunca fui outra coisa na vida.- "De fino trato..."- Não é por me gabar, mas...- "Conhecedor dos pontos pitorescos do Rio..."- Que é que ela entende por pontos pitorescos? Eu prefiro pontos estratégicos.- "Para passeios e ..."- Etc., lógico.- "Futuro compromisso matrimonial..."- Corta! Corta!- É mesmo.- Aliás, eu não tenho mais de 38. Tinha, semana passada.- E rica... Rica de que? Talvez de predicados apenas.- Poxa, até parece que você está querendo a viúva pro seu bico. Pera aí, mau- caráter.- Eu? Vê lá se eu vou nessa onda de anúncio. Tou prevenindo pra você não se grilar. Viúva, mineira, loura... Se é mineira, não deve ser loura. Se é loura. É artificial. Se é artificial...- Deixa a viuvinha ser loura e mineira, deixa.- Olha, eu conheci uma loura que, além de outros negativos, era careca.- Ora, peruca resolve.- Sei não, mas tudo isso junto- mineira, viúva, loura, 21 anos, rica...- Que é que tem?- É exagero. Não precisava Ter tantas qualidades.- Foi uma graça de Deus.- Você não merece tanto.- Será outra graça de Deus.- Deus não deve ser assim tão desperdiçado com suas graças.- Lá vem você querendo dar instruções ao Altíssimo. Perde essa mania.- Bom, mas você não sabe que mineiro esconde milho até de monjolo?- Continua.- "Cartas com sigilo absoluto..."- Evidente.- "Indicações pessoais..."- Minha ficha é mais limpa do que caixa d'água de edifício quanto o síndico vai ao terraço.- "E fotos..."- Arrgh! Só tenho 3x4, muito fajuta. Mas tiro de calção, frente, perfil e fundos.- "Para a portaria desse jornal, sob n° 019 834."- Pera aí. Tou anotando. 019?- 834.- Legal. 834 é o número de meu edifício, 19 é pavão, que tem a perna dourada. Lê mais.- Já li tudo, ué.- Lê outra vez. Repete.- Vai decorar?- Vou gravar melhor na nuca, vou raciocinar em bloco, vou...- Se habilitar, né?- Correto.- Calma, rapaz. Sabe lá que espécie de viúva é essa?- Vou ver pra conferir.- Pode nem ser viúva.- E daí?- Diz que tem 21 anos, mas quem garante que não é modéstia? Às vezes tem três vezes 21.- Então você admite que ela é mineira.- E que cria galinha sem ração, na base da parapsicologia?- Também sou mineiro, uai.- E nunca me confessou. Eu jurava que você fosse capixaba.- Fui. Questão de limites, minha terra passou pra banda de cá. Não espalha, sim?- Me tapeou esse tempo todo.- Esquece.- Vai ser dura a parada: mineira loura versus mineiro mascarado.- Fica em família, né?- A tradicional?- As duas. Eu na minha, ela na dela.- Agora sou eu que digo: tadinha.- Por quê? Se ela botou anúncio, quer transar. Eu transo. No figurino.- É verdade que tem muito carioca por aí, muito paulista, muito nortista, espiando maré. Talvez você chegue tarde.- Duvido. Você sabe que nessas coisas sou meio Fittipaldi. Comigo é Fórmula-1.- Mineiro contando prosa? Nunca vi isso.- Bem, mineiro é capaz de contar prosa só pra esconder que é mineiro...- Chega, amizade, você já ganhou a viuvinha com fazenda e tudo, podes crer!
Índice
MARGARIDA
A garota em êxtase brandiu o postal que recebera do namorado em excursão na Grécia :- Coisa mais linda! Olha só o que ele escreveu: "Eu queria desfolhar teu coração como se ele fosse a mais margarida de todas as margaridas. "Marquinhos é genial, o senhor não acha?- Pode ser que seja, não conheço Marquinhos. Se bem que antes da era Pierre Cardin, genial era Dante, Da Vinci, Einstein, outros assim. Mas essa frase não é de Marquinhos.- Não é de Marquinhos?! Tá com a letra dele, assinada por ele.- Estou vendo que assinou, mas é de Darío.- Quem? O Darío, do Atlético Mineiro? Sem essa.- Não minha florzinha, Darío, Rubén Darío, o poeta da Nicarágua.- Não conheço. Então Rubén Darío falou para Marquinhos e Marquinhos- Achou bacana e pediu emprestado a ele?- Tenho a impressão que o Marquinhos não pediu nada emprestado a Rubén Darío. Tomou sem consultar.- Como é que o senhor sabe?- É muito difícil consultar o Darío.- Por quê? Ele não dá bola para gente? Não gosta da mocidade? É careta?- Não é nada disso. O Darío não é encontrado em parte alguma.- Ah, ele gosta de bancar o invisível, né?- Não creio que goste, mas é exatamente o caso dele: invisível.- Não dá para entender.- Vai entender logo. Ele morreu em 1916.- Ah! E como é que o Marquinhos descobriu essa margarida, me conte!- Simples. Leu num livro de poemas de Rubén Darío.- Marquinhos não é ligado a leitura. Duvido.- Se não leu no livro, leu em alguma revista, em alguma parte.- Hã...Ficou tão triste- os olhos, a boca, a testa franzida- que achei de meu dever confortá-la:- Que importância tem isso? A frase é de Darío, é de Marquinhos, é de toda pessoa sensível, capaz de assimilar o coração à margarida... Desculpe: à margarida.Muxoxo:- Se é de todos, não é de ninguém, não vale nada.- Pelo contrário. Fica valendo mais, torna-se sentimento universal.- Ah, o senhor está por fora. Eu queria a margarida só para mim. Copiada não tem graça. A graça era imaginar Marquinhos, muito sério, desfolhando meu coração transformado em margarida, para saber se eu gosto dele, um pouquinho, bastante, muito loucamente, nada. E a margarida sempre com uma pétala escondida por baixo da outra, entende? Para ele não ter certeza, porque essa certeza eu não dava... Era gozado.- Continue imaginando.- Agora não dá pé. Marquinhos roubou a margarida, quis dar uma de poeta. Não colou.- Espere um pouco. Eu disse que a margarida era de Rubén Darío? Esta cabeça! Esquece, minha filha. Agora me lembro que Rubén Darío nem podia ouvir falar em margarita, começava a espirrar, a tossir, ficava sufocado, uma coisa horrível. Alergia- que no tempo dele ainda não estava batizada. Pois é. Garanto a você, posso jurar que a margarida não é de Darío.- De quem é então?- De Marquinhos, ué.- Tem certeza que nunca ninguém antes de Marquinhos escreveu ä mais margarida de todas as margaridas"? o senhor lê milhões, pode me responder. Tem certeza?- Absoluta. Marquinhos é genial, reconheço. Mas, por via das dúvidas, continue escondendo uma pétala de reserva, sim?- Pode deixar por minha conta. Puxa, quase que eu parava de transar com o Marquinhos por causa do senhor. Agora tá legal, tchau, vovô!Vovô: foi assim que ela me agradeceu a mentira generosa, a bandida.
Índice
VIAGEM A PARIS
- Ouvi dizer que vai a Paris.- Exato.- A negócio?- Não.- Turista?- Não.- Missão política reservada?- Não.- Tão secreta assim?- Não.- Se não sou indiscreto...transa de amor?- Não.- Está muito misterioso.- Não.- Como não? Saúde, talvez.- Não.- Compreendo que não queira alarmar...- Não.- Busca apenas repouso.- Não- Fugir do trabalho, então.- Não.- Capricho do momento.- Não.- Tantos não devem significar um sim.- Não.- Significam sim. Vou repetir as hipóteses.- Não.- Temos pela frente uma indústria nova, de vulto.- Não.- De qualquer maneira, é financiamento internacional.- Não.- Então a coisa está ficando preta.- Não.- Está preta, e há jogadas que só em Paris.- Não.- Percebe-se alguma coisa no ar.- Não.- Não dá para perceber, mas há.- Não.- Mas pode haver a qualquer momento.- Não.- Nem hipótese?- Não.- Nenhuma nuvem distante, muito distante mesmo?- Não.- No ano que vem?- Não.- Ouvi mal?- Não.- Sendo assim, é segredo pessoal?- Não.- O coração é quem dita a viagem... eu sei.- Não.- Sim, sim. Pode confessar.- Não.- Hoje em dia essas coisas são públicas. Dão até cartaz.- Não.- Sei que não precisa disso, mas...- Não.- Por que não? Está com medo da imprensa?- Não.- Receia perder a situação social?- Não.- A situação financeira?- Não.- Política?- Não- Pois olhe, melhor é preparar o ambiente.- Não.- Claro que sim. Insinuar mudança em sua vida.- Não.- Discretamente.- Não.- De leve, só uma pincelada. Deixe comigo.- Não.- Não abro manchete nem boto aquela foto em duas colunas, aquela bacana, lembra?- Não.- Só cinco linhas.- Não.- Duas.- Não.- Mas tenho de dizer alguma coisa.- Não.- O senhor é notícia.- Não.- Pode dizer que não, mas é sim.- Não.- Puxa vida, o senhor hoje está medonho. Resolveu responder não a tudo que é pergunta minha?- Não.- Ah, é? Então vamos recomeçar: o senhor vai a Paris?- Vou.- E que é que vai fazer em Paris?- Ver.- Ver o quê?- O Último Tango em Paris.- E por que é que não me disse isso logo, homem de Deus?- Você não me perguntou, por que eu havia de responder?
CONSELHOS DE UM VELHO APAIXONADO
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.Se o 1º e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Algo do céu te mandou um presente divino : O AMOR.Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e, em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado...Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite...Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado... Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela...Se você preferir fechar os olhos, antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua ida.Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.Por isso, preste atenção nos sinais.Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!!Ame muito.....muitíssimo...
Poço artesiano
PROBLEMA:
Em que lugar podemos construir um poço artesiano?
SOLUÇÃO: Se vc tiver um bom lençol freático disponível em teu subsolo construa num local q seja longe de fossas, de águas correntes e esgotos.
OBJETIVO GERAL:
- gerar uma nova fonte de economia aos cofres da prefeitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- melhorar o abastecimento de água a moradores da comunidade
- amenizar os efeitos da seca
JUSTIFICATIVA:
Água subterrânea
Sabendo que a água subterrânea aloja-se em poros, fendas ou fissuras das rochas que compõem o subsolo da crosta terrestre, formando um reservatório natural de água potável isenta de qualquer impureza ou contaminação bacteriológica. Estima-se que a água do subsolo represente 97% da reserva de água doce do mundo. Para seu aproveitamento utiliza-se o Poço Tubular Profundo também conhecido como “Poço Artesiano”.
Justifica-se o presente projeto.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A perfuração do poço artesiano é o primeiro passo para o início de qualquer projeto de transformação. Primeiro são feitos estudos geológicos e uma análise técnica do local a fim de confirmar a existência de água, para, em seguida, ser perfurado o poço. Como este projeto é realizado:
análise técnica da região para confirmar a existência de água;
após estudos geológicos, é marcado o local para a perfuração;
identifica-se a profundidade necessária para se obter a melhor vazão (normalmente são perfurados de 100 a 200 metros);
após a perfuração, são feitas análises físico-químicas ou microbiológicas da água;
Avalia-se a quantidade de poços necessários para abastecer o projeto que será implantado no local.
Abastecer o condomínio com água proveniente de um lençol subterrâneo tem sido uma solução adotada por muitos edifícios. A opção pela perfuração de um poço visa, essencialmente, uma economia na conta de água do condomínio.Segundo a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), na região metropolitana de São Paulo, enquanto a Sabesp fornece 67 m3 de água por segundo à população, os poços já representam 6 m3 por segundo, ou quase 10% do que é fornecido pela concessionária.“Grandes consumidores, como shoppings, hospitais, hotéis e condomínios utilizam uma parte de água da Sabesp e uma parte originada do poço. É uma solução altamente viável”, informa Joel Felipe Soares, presidente da ABAS - www.abas.org - entidade formada por empresas do setor, ambientalistas e profissionais interessados na difusão do uso racional da água. “Nossa preocupação é impedir que façam com os lençóis subterrâneos o mesmo que fizeram com os mananciais e rios”, explica.Cavar um poço no condomínio é uma obra rápida. Perfura-se um poço de 200 a 300 metros de profundidade em quatro dias. Justamente por essa rapidez torna-se difícil uma fiscalização da qualidade dos serviços prestados. Soares acredita que síndicos e condôminos devem ser alertados para os cuidados com que a perfuração de um poço deve ser cercada. Ao analisar um orçamento, deve-se verificar em primeiro lugar se a empresa tem registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e se há um geólogo responsável pela obra. Além disso, a empresa precisa apresentar uma autorização de outorga, em nome do condomínio, obtida junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) - www.daee.sp.gov.br - órgão estadual que rege a construção de poços e controla sua utilização. Um seguro para cobrir eventuais acidentes de trabalho também é importante. “Se a empresa não for tecnicamente apta, ela faz um buraco no jardim do condomínio, bombeia a água e diz que o poço está pronto. É preciso exigir o projeto do poço e as capacitações técnicas da empresa”, orienta o presidente da ABAS. Entregando o serviço a uma empresa idônea, que siga as normas construtivas, não há riscos do condomínio obter água contaminada nem de que a obra comprometa os aqüíferos subterrâneos. “Desde que o poço seja feito dentro das normas da ABNT não há a menor chance de contaminação. O poço é uma obra de engenharia. A terra é um organismo vivo e o poço exige um projeto, a utilização de materiais adequados e uma descontaminação no final da obra”, aponta Soares.A preocupação com a qualidade com que é feita a perfuração do poço é justificável, já que o condomínio será o responsável pela qualidade da água que abastecerá os apartamentos. Depois da obra feita, o condomínio deve fazer um contrato com um laboratório de análises que periodicamente deve analisar a potabilidade da água. Uma manutenção periódica também deve ser providenciada para o equipamento de bombeamento, que garante que a água do poço chegue aos reservatórios do prédio. Uma vez por ano ainda é preciso providenciar uma limpeza química do poço. “Com esses cuidados, fica garantida uma vida útil de 50 anos para o poço”, diz Soares.O condomínio que conta com um poço artesiano continua ainda pagando à Sabesp a taxa de esgoto. A empresa instala um hidrômetro para medir apenas os resíduos que são jogados para a tubulação, que continuam sendo coletados e tratados pela Sabesp.Poços: um pouco de história. Os primeiros vestígios da utilização das águas subterrâneas são de 12.000 anos antes de Cristo. Acredita-se que os chineses foram os primeiros a dominar a técnica de perfurar poços, e na Bíblia existem relatos de escavações para obtenção de água potável.O termo "poço artesiano" data do século XII, ano de 1.126, quando foi perfurado na cidade de Artois, França, o primeiro poço desse tipo.As águas subterrâneas correspondem a 97% de toda a água doce encontrada no planeta (excetuando-se as geleiras e calotas polares). As reservas subterrâneas geralmente são formadas e realimentadas pelas águas de chuvas, neblinas, neves e geadas, que fluem lentamente pelos poros das rochas. Normalmente esses reservatórios possuem água de boa qualidade para o uso humano (água potável), devido ao processo de filtragem pelas rochas e por reações biológicas e químicas naturais. Por não estarem na superfície, ficam mais protegidas de diversos agentes poluentes do que as águas de rios e lagos.Tipos de poços. Quando a própria pressão natural da água é capaz de levá-la até a superfície, temos um poço artesiano. Quando a água não jorra, sendo necessária a instalação de aparelhos para a sua captação, tem-se um poço semi-artesiano. Os poços artesiano e semi-artesiano são tubulares e profundos. Existe também o poço caipira, que obtém água dos lençóis freáticos - rios subterrâneos originados em profundidades pequenas. Devido ao fato de serem rasos, os poços caipiras estão mais sujeitos a contaminações por água de chuva e até mesmo por infiltrações de esgoto.
Em que lugar podemos construir um poço artesiano?
SOLUÇÃO: Se vc tiver um bom lençol freático disponível em teu subsolo construa num local q seja longe de fossas, de águas correntes e esgotos.
OBJETIVO GERAL:
- gerar uma nova fonte de economia aos cofres da prefeitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- melhorar o abastecimento de água a moradores da comunidade
- amenizar os efeitos da seca
JUSTIFICATIVA:
Água subterrânea
Sabendo que a água subterrânea aloja-se em poros, fendas ou fissuras das rochas que compõem o subsolo da crosta terrestre, formando um reservatório natural de água potável isenta de qualquer impureza ou contaminação bacteriológica. Estima-se que a água do subsolo represente 97% da reserva de água doce do mundo. Para seu aproveitamento utiliza-se o Poço Tubular Profundo também conhecido como “Poço Artesiano”.
Justifica-se o presente projeto.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A perfuração do poço artesiano é o primeiro passo para o início de qualquer projeto de transformação. Primeiro são feitos estudos geológicos e uma análise técnica do local a fim de confirmar a existência de água, para, em seguida, ser perfurado o poço. Como este projeto é realizado:
análise técnica da região para confirmar a existência de água;
após estudos geológicos, é marcado o local para a perfuração;
identifica-se a profundidade necessária para se obter a melhor vazão (normalmente são perfurados de 100 a 200 metros);
após a perfuração, são feitas análises físico-químicas ou microbiológicas da água;
Avalia-se a quantidade de poços necessários para abastecer o projeto que será implantado no local.
Abastecer o condomínio com água proveniente de um lençol subterrâneo tem sido uma solução adotada por muitos edifícios. A opção pela perfuração de um poço visa, essencialmente, uma economia na conta de água do condomínio.Segundo a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), na região metropolitana de São Paulo, enquanto a Sabesp fornece 67 m3 de água por segundo à população, os poços já representam 6 m3 por segundo, ou quase 10% do que é fornecido pela concessionária.“Grandes consumidores, como shoppings, hospitais, hotéis e condomínios utilizam uma parte de água da Sabesp e uma parte originada do poço. É uma solução altamente viável”, informa Joel Felipe Soares, presidente da ABAS - www.abas.org - entidade formada por empresas do setor, ambientalistas e profissionais interessados na difusão do uso racional da água. “Nossa preocupação é impedir que façam com os lençóis subterrâneos o mesmo que fizeram com os mananciais e rios”, explica.Cavar um poço no condomínio é uma obra rápida. Perfura-se um poço de 200 a 300 metros de profundidade em quatro dias. Justamente por essa rapidez torna-se difícil uma fiscalização da qualidade dos serviços prestados. Soares acredita que síndicos e condôminos devem ser alertados para os cuidados com que a perfuração de um poço deve ser cercada. Ao analisar um orçamento, deve-se verificar em primeiro lugar se a empresa tem registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e se há um geólogo responsável pela obra. Além disso, a empresa precisa apresentar uma autorização de outorga, em nome do condomínio, obtida junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) - www.daee.sp.gov.br - órgão estadual que rege a construção de poços e controla sua utilização. Um seguro para cobrir eventuais acidentes de trabalho também é importante. “Se a empresa não for tecnicamente apta, ela faz um buraco no jardim do condomínio, bombeia a água e diz que o poço está pronto. É preciso exigir o projeto do poço e as capacitações técnicas da empresa”, orienta o presidente da ABAS. Entregando o serviço a uma empresa idônea, que siga as normas construtivas, não há riscos do condomínio obter água contaminada nem de que a obra comprometa os aqüíferos subterrâneos. “Desde que o poço seja feito dentro das normas da ABNT não há a menor chance de contaminação. O poço é uma obra de engenharia. A terra é um organismo vivo e o poço exige um projeto, a utilização de materiais adequados e uma descontaminação no final da obra”, aponta Soares.A preocupação com a qualidade com que é feita a perfuração do poço é justificável, já que o condomínio será o responsável pela qualidade da água que abastecerá os apartamentos. Depois da obra feita, o condomínio deve fazer um contrato com um laboratório de análises que periodicamente deve analisar a potabilidade da água. Uma manutenção periódica também deve ser providenciada para o equipamento de bombeamento, que garante que a água do poço chegue aos reservatórios do prédio. Uma vez por ano ainda é preciso providenciar uma limpeza química do poço. “Com esses cuidados, fica garantida uma vida útil de 50 anos para o poço”, diz Soares.O condomínio que conta com um poço artesiano continua ainda pagando à Sabesp a taxa de esgoto. A empresa instala um hidrômetro para medir apenas os resíduos que são jogados para a tubulação, que continuam sendo coletados e tratados pela Sabesp.Poços: um pouco de história. Os primeiros vestígios da utilização das águas subterrâneas são de 12.000 anos antes de Cristo. Acredita-se que os chineses foram os primeiros a dominar a técnica de perfurar poços, e na Bíblia existem relatos de escavações para obtenção de água potável.O termo "poço artesiano" data do século XII, ano de 1.126, quando foi perfurado na cidade de Artois, França, o primeiro poço desse tipo.As águas subterrâneas correspondem a 97% de toda a água doce encontrada no planeta (excetuando-se as geleiras e calotas polares). As reservas subterrâneas geralmente são formadas e realimentadas pelas águas de chuvas, neblinas, neves e geadas, que fluem lentamente pelos poros das rochas. Normalmente esses reservatórios possuem água de boa qualidade para o uso humano (água potável), devido ao processo de filtragem pelas rochas e por reações biológicas e químicas naturais. Por não estarem na superfície, ficam mais protegidas de diversos agentes poluentes do que as águas de rios e lagos.Tipos de poços. Quando a própria pressão natural da água é capaz de levá-la até a superfície, temos um poço artesiano. Quando a água não jorra, sendo necessária a instalação de aparelhos para a sua captação, tem-se um poço semi-artesiano. Os poços artesiano e semi-artesiano são tubulares e profundos. Existe também o poço caipira, que obtém água dos lençóis freáticos - rios subterrâneos originados em profundidades pequenas. Devido ao fato de serem rasos, os poços caipiras estão mais sujeitos a contaminações por água de chuva e até mesmo por infiltrações de esgoto.
Assinar:
Postagens (Atom)