sábado, 15 de agosto de 2009

PROJETO MEIO AMBIENTE



PROJETO PEDAGÓGICO:


ECOLOGIA ... SOMOS PARTE DO MEIO AMBIENTE!!!


TEMA:

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE, CONHECER PARA PRESERVAR.







ALUNOS ATENDIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS) E EDUCAÇÃO INFANTIL

DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo.

PERÍODO: Março à Dezembro.

CLIENTELA: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais)



PROBLEMA:
O meio ambiente tem sido primeiramente como depósito de recursos a serem gerenciados, colhidos, e industrialmente processados para consumo humano não moderado. Esta filosofia materialista está acelerando a distribuição dos sistemas ecológicos do planeta. As pessoas desfrutam do meio ambiente sem nem mesmo se importar com ele e acham que seus recursos são inesgotáveis. Usaram o
meio ambiente de forma tão errada que hoje as conseqüências são visíveis, como o efeito estufa, camada de ozônio, alterações no ar, na água e muitas outras coisas podem acontecer com a falta de cuidado com a terra. Para que essa conscientização venha rapidamente é feito um Projeto Meio Ambiente nas escolas onde os alunos podem aprender desde pequenos: - Por que é importante a proteção do meio ambiente?


SOLUÇÃO:
Uma visão totalitária em relação ao meio ambiente é requerida para que se incorpore a dimensão espiritual.
Com esse projeto meio ambiente nas
escolas os alunos aprendem muito sobre a importância de acabar com o desmatamento com as queimadas que contribuem na poluição do ar e poluem demais o ambiente deixando o ar impróprio para respirar e com isso as doenças respiratórias aumentam e prejudicam a saúde de todos e principalmente de bebês e crianças que são pequenos e sensíveis a tudo isso. Aprendem também a não jogar lixo nas ruas e lagos e sim em lixeiras para que o coletor de lixo pegue e jogo em lugares adequados. Sobre reciclagem também é muito falado no projeto meio ambiente, pois foi uma das idéias mais interessantes criadas para a preservação ambiental. Os professores ensinam tudo sobre reciclagem vidro, reciclagem vidro e muitas outras formas de ajudar na preservação.



APRESENTAÇÃO:

Ao contrário do que muita gente pensa, a ecologia não é uma ciência da moda ou uma preocupação moderna. Ainda que seja mais recente que outras ciências milenares como a matemática ou a física, há mais de um século já havia gente preocupada em definir essa ciência que ganhava cada vez mais corpo e preocupava os habitantes das grandes
cidades do planeta.
A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.


O projeto meio ambiente vai ajudar muita gente entender que a natureza precisa ser respeitada e saber viver com ela é muito importante para que no futuro as crianças tenham um mundo saudável com ar puro e água cristalina onde possam se banhar em um dia de calor e se divertir sem medo de estar nadando em um lugar contaminado.




HIPÓTESE:

Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação.Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela natureza, entendendo de Ecologia e Questões Ambientais.





JUSTIFICATIVA:


Pensando num assunto relacionado com os blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde, Recursos Tecnológicos, Terra e Universo e a sua transversalidade com os temas transversais: Ética, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Pluralidade Cultura e Saúde, surgiu a idéia do referido projeto.

Sabendo que a questão ambiental não abrange somente a proteção do Planeta, mas também a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidade. Falar em sala de aula de que é necessário e indispensável proteger a natureza e não praticar ações consequentes nesta direção, é um contra-senso. Neste sentido, pretende-se sensibilizar, de forma incisiva, os futuros cidadãos para a importância de conservar o meio ambiente natural, incentivando a coerência de comportamento, atitudes e habilidades condizentes à cidadania. A começar pelo lixo e o adequado manejo da terra são ações que dinamizarão o projeto .
Temos a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, através de visitas a toda a comunidade escolar investigam-se suas preocupações, sonhos e anseios . Destacando-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil,devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
Justifica-se o presente projeto.








Objetivo Geral
Oferecer oportunidades ao educando a fim de que possa perceber-se integrante e agente mantenedor do Meio Ambiente, contribuindo decisivamente para melhoria na qualidade de vida do Planeta, Estimulando a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

Objetivos Específicos
Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público. e) Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem. f) Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia. g) Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual. Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas. j) Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente. l) Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da E.A. m) Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.

Ø Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Ø Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø Estimular a leitura e a escrita;
Ø Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

REFERENCIAL TEÓRICO:


Meio Ambiente
“ As pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas:por amor ou por temor. Vale dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas . Outras conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doença, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores.(OLIVEIRA, 1990,p.18)
Geralmente, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Percebe-se, portanto, que a E.A. abrange todas as áreas. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto.
O projeto Meio Ambiente faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início às grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.


METODOLOGIA:
(TÉCNICAS E RECURSOS)

Planejamento de atividades numa sequencia organizada e contínua ao longo do ano letivo que viabilizem, evolução e o desenvolvimento harmonioso do projeto.
Todas estas atividades, criarão uma nova postura perante os cuidados com a saúde, alimentação e educação, beneficiando os relacionamentos na família e sociedade.
Divulgação das atividades do projeto nas salas de aula e reuniões com docentes.
Apresentação do projeto através de cartazes, fotografias, documentários em vídeos, painéis e debates, com personalidades de reconhecimento público oriundos da sociedade civil, também de autodidatas que versem sobre técnicas permaculturais na qualidade de voluntários sempre que possível.
Organização do setor de coleta e seleção do lixo com vasilhame adequado para as salas, corredores e departamentos especiais, além de depósito próprio para os reciclos. As coletas serão feitas duas vezes por semana e na sequência envolverão a totalidade dos alunos.
A manutenção dos jardins, hortas, bosques, árvores e gramados, acontecerão com ações práticas envolvendo alunos, professores e instrutores ecológicos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES


Serão dialéticas priorizando em todos os momentos o diálogo, pelo qual far-se-á uma retomada de conhecimentos já trazidos pelos alunos sendo desenvolvida através de:
. Leituras de textos informativos.
. Leituras de livros, tais como: O Sol e a Lua, A Gotinha Plim- Plim, A Borboleta e o Grilo, Além do arco-Íris, O Sol, O Amigo da Natureza, Perigo na Floresta ...
. Produção de textos.
. Observações com relatos pessoais e entrevistas.
. Passeios Ecológicos (Praças, parques, Horto Florestal ...).



- Diálogos.
. Entrevistas com nutricionistas e cantineiro.
. Passeio.
. Relatórios e confecção de murais.
. Desenhos.
. Concurso de frases e desenhos sobre a árvore.
. Observação de frutos variados, cor, forma, sabor e comentários sobre o sabor de cada um.
. Confecção de móbiles.
. Jogos Pedagógicos, ortográficos, matemáticos e de recreação.
. Oficina.
. Trabalho de arte.
. Brinquedoteca.
. Pesquisas.
. Sala de Informática.
. Sala de Biblioteca.
- Filmes.
- Teatro.
. Músicas, dramatizações.
. Poesias.
. Calendário.
. Álbum.
. Labirinto.
. Cruzadinhas.
. Parlendas.
. Atividades de Matemática.
. Adivinhas.
. Versinhos.
. Dramatização com fantoches.
. Excursões.
. Rótulos.
. Receitas.
. Salada de frutas.
. Atividades com jornais e revistas.
. Atividades de Português.
. Atividades de Ciências.
. Experimento.
. Histórias dramatizadas com relax.
. Caixinhas surpresas.
. BINGO
. Víspora
. Memória.
. Sacola ortográfica
. Corrida de carros
. Soletrando.
.Trabalhos em grande grupo.
. Trabalhos em pequenos grupos.
. Motricidade ampla e fina.
.Gincana envolvendo alunos com atividades sobre Ecologia.
. Teatro elaborado pelas próprias crianças com assunto voltado para melhor conscientização da ecologia.
. Apresentação musical.
. Palestra envolvendo pais.
. Origami.
. Confecção de álbuns.
. Seminários, peças teatrais, murais e outros meios que incentivem, esclareçam e conscientizem a respeito da ecologia.



CRONOGRAMA – ATIVIDADES

Março:
Conscientização sobre a importância do Projeto, envolvendo professores e alunos do Ensino Fundamental( Séries Iniciais) e Educação Infantil.
Preparação para instalação e reposição de lixeiras em locais públicos, concepção de canteiros, jardins urbanos e visitação aos ecossistemas remanescentes do município e arredores.
Atividades dirigidas para instrução na coleta seletiva do lixo, por grupos de alunos.
Atividades combinadas com Voluntários

Abril:
Organização das equipes para coleta seletiva do lixo escolar.
Instalação e manutenção do minhocário, teorias sobre poda de formação de árvores e arbustos.
Coleta de dados, programas e informações para participação das diversas disciplinas envolvidas no trabalho, tendo como base a transversalidade dos conteúdos.
Incentivo aos alunos à participarem nos Movimentos em Defesa do Meio Ambiente do rio Vacacaí.
Teatro – Saúde e Alimentação coordenado pelo setor pedagógico da Escola, dirigido para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Planejamento dos programas de adequação e ocupação ou utilização da área escolar disponíveis em nossa escola para construção de: estufas, minhocários, terrário de garrafas, compostagem aeróbica, horta escolar e essências nativas e aromáticas e medicinais. Atuarão grupos especiais das diferentes séries dos diversos ensinos do nosso alunado.
Participação no acompanhamento das atividades já desenvolvidas pela coordenação.
Atividades para a coleta seletiva do lixo escolar e sua posterior destinação.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Maio:
Palestras sobre Defesa Ambiental (ecologia), considerando as técnicas de projeção de slides, vídeos, textos extensivos dirigidos aos alunos, professores, funcionários, com abertura para os pais e comunidade em geral.
Demarcação dos espaços e adequação da ocupação da área escolar.
Atendimento às escolas do âmbito municipal para implantação de projetos transdisciplinares de Defesa Ambiental.
Atividades de execução serão realizadas pelos alunos com visitação aos pontos turísticos, históricos e geográficos na tentativa de redescobrir os valores do rio Vacacaí.
Atividades combinadas com Voluntários

Junho:
Atividades intensivas e específicas em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, envolvendo escola e comunidade.
Cartazes, painéis, filmes e palestras esclarecedoras adentrando na dimensão holística da vida no cosmos. Coleta de sementes e técnicas de aprendizagem sobre poda de árvores.
Início das atividades da Horta Escolar.
Organização de textos específicos para a Semana do Meio Ambiente com professores de todas séries
Atividades de manejo prático de coleta seletiva do lixo escolar.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Julho:
Remanejamento e manutenção dos canteiros e jardins – Ampliação do Programa de Adequação e Utilização da Área Escolar (estufas, minhocários, compostagem, plantas medicinais) de alunos com professores.
Revitalização de atividades normais de coleta seletiva de lixo.
Atividades combinadas com Voluntários.

Agosto:
Continuação das tarefas de implantação do Programa de Adequação e vitalização da Área Escolar ...
Plantio das sementes, estacas de essências aromáticas, nativas e medicinais
Semeadura e multiplicação de mudas diversas – com alunos do 1º ao 4º ano da escola.
Prática de coleta seletiva do lixo escolar.
Tarefas combinados com Voluntários.

Setembro:
Comemoração da Semana da Árvore, com plantios de mudas – todos os alunos com transdisciplinariedade – cada turma fará o plantio em local previamente preparado.
Continuação da execução do Programa de Utilização dos espaços com estufas e estudos de ambiência.
Passeios ecológicos – diversos grupos com coordenação dos professores de Ciências ( Biologia, Química, etc.)
Palestras de conscientização de Defesa Ambiental, ecologistas e/ou instrutores ecológicos realizando a prática com alunos de plantio de árvores.
Atividades de instrução na coleta seletiva do lixo, tendo melhor aproveitamento de matérias primas para confeccionar peças artesanais com a possível geração de renda.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Outubro:
Palestras, viagens de estudos – ativar professores para identificar problemas ambientais e características geográficas e humanas (biodiversidade em geral).
Cuidado e assistência ao minhocário, estufas e manutenção de utensílios agrícolas.
Atividades de instrução para coleta seletiva do lixo e sua melhor destinação.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Novembro/dezembro:
Coleta de sementes (essências de nativas, aromáticas, medicinais e flores).
Colheita e replantio dos canteiros de jardins e horta.
Elaboração do relatório final das atividades anuais.
Arrastão Ecológico combinado com Voluntários.





ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO

Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.
Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada a educação ambiental: - a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar; - o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
A avaliação será feita através da observação direta, acompanhamento diário, da participação e interesse do aluno, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor e aos alunos repensarem suas práticas e buscarem novas alternativas.

Por meio da compreensão das funções dos amigos da ecologia e a através da observação da mudança de comportamento



AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que o meio ambiente é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado com a natureza.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem da melhor maneira de cuidar da natureza em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno que o meio ambiente "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
As avaliações com a coordenação do projeto serão quinzenais.
Apontamentos diários serão efetuados em caderno especial, sempre após a execução de qualquer atividade programada.
Atividades ocasionais e amplas serão avaliadas especificamente e com relatório especial à direção do instituto
Avaliações semestrais envolverão professores e alunos com esclarecimentos e debates em sala de aula e com preenchimento de questionários e formulários próprios.
A avaliação anual será feita pela coordenação do Projeto e tornada pública a comunidade escolar e local, além de informe às Secretarias de Educação e Cultura do Estado e do município.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
COMPIANI, M. Geociências no ensino fundamental
e a formação de professores: o papel dos
trabalhos de campo. Tese de Livre Docência.
Instituto de Geociências, Unicamp, Campinas,
2003.
GARCIA, E. La interacción con el medio en relación
con la investigación en la escuela. In:
Investigación en la Escuela, Sevilla, n.1, 1987,
pp.57-62.
DINIZ-PEREIRA, J.E.; ZEICHNER, K.M. (orgs.). A
pesquisa na formação e no trabalho docente.
Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SANTOS, V. M. Escola, cidadania e novas
tecnologias: o sensoriamento remoto no ensino.
São Paulo: Ed. Paulinas, 2002.
ABC da Ecologia - Site especializado em assuntos ligados ao meio ambiente e sua preservação.
A Última Arca de Noé - Programa filantrópico de conscientização ambiental com atividades voltadas à conscientizar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente (em português e inglês)..
AME - Fundação Mundial de Ecologia - Ecologia é um nível superior de pensamento, onde tudo está relacionado com tudo, inclusive com as soluções.
Ecologia de Peixes de Coral - (Em inglês).
Ecologia do Plâncton - Limnologia Tropical - Grupo de Eco-fisiologia de organismos planctônicos do Instituto de C. Biológicas, UFMG. Linha principal de pesquisa: Limnologia de reservatórios. Principais projetos de pesquisa, dos bolsistas envolvidos, as principais publicações e da infra-estrutura do grupo de pesquisas.
Ecologia Hoje - Artigos de Branca M. O. Medina. Manejo adaptativo, biocombustíveis, indicadores ambientais, equilíbrio ecológico,...
Ecologia Web Site - Tudo sobre parques nacionais, zoologia, botânica, biologia, ecologia e paisagens naturais. Encontre também Ecossistemas como o Pantanal, ecossistema marinho, Amazônia e Mata Atlântica.
Greenpeace - Site da Ong que luta em defesa da vida por todo o planeta...
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Jornal do Meio Ambiente - Meio ambiente, ecologia e informação atualizada.
Laboratório de Ecologia Animal - Projetos jacaré, capivara e tartaruga. Programas de extensão: criação experimental do jacaré-de-papo-amarelo em cativeiro e manejo sustentado da capivara em agroecossistemas. Laboratório pertencente ao departamento de produção animal (ESALQ/USP).
Laboratório de Vertebrados (UFRJ) - Centro de pesquisa localizado no departamento de ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Linhas de pesquisa: biogeografia, sistemática, genética, ecologia, adaptações, conservação, morfometria, reprodução (principalmente com pequenos mamíferos). Rio de Janeiro, RJ.
LEI - FURG - Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton do Departamento de Oceanografia (DOC) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, RS. Informações sobre a equipe, projetos, produção e banco de dados sobre ovos e larvas de peixes do LEI.
Les Amis de la Terre - Os amigos da Terra (em francês).
Museu Paraense Emilio Goeldi - Instituição pioneira dedicada a investigar, descobrir e difundir conhecimento sobre a Amazônia, acumulando dados e informações, sintetizando mais de um século de pesquisas de campo na região, enfocando a busca de conhecimento novo em botânica, zoologia, ciências humanas e ecologia.
O Eco - Ótimo site com artigos variados sobre Meio Ambiente e Ecologia.
Olho Verde - Site da Ong "SerConciente" que realiza um importante trabalho, com relatórios diários sobre crimes ambientais.
Portal Brasileiro sobre Biodiversidade - ORTALBio é um mecanismo de incentivo à produção, à sistematização, à disseminação, à troca de informações e à transferência de tecnologias importantes para a conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira.
RENCTAS - Rede nacional de combate ao tráfico de animais silvestres.
Sociedade União Internacional Protetora dos Animais - Site da SUIPA.
Fundação SOS Mata Atlântica - Visite o site desta importante fundação.
WWF - Conheça o site de uma das maiores fundações de defesa da natureza de todo o mundo. (em inglês).
WWF Brasil - Versão em português desta organização

2 comentários: