sábado, 15 de agosto de 2009











PROJETO PEDAGÓGICO:


NATUREZA – UM BEM PRECIOSO ...




TEMA:
APRENDENDO COM OS AMIGOS DA NATUREZA ...

ALUNOS ATENDIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS) E EDUCAÇÃO INFANTIL

DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo.

PERÍODO: Março à Dezembro.

CLIENTELA: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais)



PROBLEMA:
A Natureza tem sido um depósito de recursos a serem gerenciados, colhidos, e industrialmente processados para consumo humano não moderado



SOLUÇÃO:

. Esta filosofia materialista está acelerando a distribuiçao dos sistemas ecológicos do planeta. Deve-se incorporal uma dimensão espiritual.



APRESENTAÇÃO:

Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver,transmitindo às crianças conceitos e valores sobre meio ambiente, biodiversidade e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema.

HIPÓTESE:

Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação.Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela natureza.

JUSTIFICATIVA:

A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema


Justifica-se o presente projeto.








Objetivo Geral
o Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
o Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.

Objetivos Específicos

- Desenvolver a criatividade.
- Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
- Reconhecer que cada ser vivo tem suas próprias características.
- Perceber a importância da participação no cuidado com a natureza
- - Preservar o verde tornando-se um inspetor ecológico.
- Desenvolver a habilidade de coletar dados.
- Reconhecer a importância da integração com a natureza.
Conscientização dos aspectos ecológicos: ar, água e solo.
- Conscientização dos danos à poluição: poluição, desmatamento, erosão.
- Compreender que cuidar das plantas é conservar o meio ambiente em que vivemos.
- Compreender que a ação incorreta do homem interfere no equilíbrio ecológico.
- Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
- Perceber a inter-relação dos elementos do meio ambiente.
Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento cooperativo;
Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;
Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações diretas de contato;
- Proporcionar o envolvimento da comunidade escolar na preservação do meio ambiente, por meio de conteúdos e atividades relacionadas ao desenvolvimento do próprio currículo de ensino.
Focalizar a atenção do alunado sobre a importância da natureza na vida do ser humano, pelo que oferece às suas necessidades de alimento, oxigenação e manutenção conveniente à subsistência da biodiversidade própria do local e região.
Adequar conhecimentos com vistas a práticas que correspondam a atitudes e habilidades de conservação e aproveitamento criterioso do produto dessa interação.
Prever espaços adequados –
para práticas de manejo com as diferentes espécies vegetais: nativas, frutíferas, aromáticas, hortigranjeiras, medicinais, tanto para citar, bem como - para depósitos na guarda de instrumentos e recursos indispensáveis ao que se pretende alcançar.
Prevenir a tempo, quanto possa afetar o livre curso vital de cada espécie, por hábitos de climatização, recolhimento de resíduos e desinfecção quando necessário.
Buscar junto à Comunidade parcerias na avaliação de conhecimentos e práticas bem sucedidas, envolvendo familiares e
voluntários de todas as idades, disponíveis e interessadas no bem estar comum.




REFERENCIAL TEÓRICO:


NATUREZA







METODOLOGIA:
(TÉCNICAS E RECURSOS)

Planejamento de atividades numa sequência organizada e contínua ao longo do ano letivo que viabilizem, evolução e o desenvolvimento harmonioso do projeto.
Todas estas atividades, criarão uma nova postura perante os cuidados com a saúde, alimentação e educação, beneficiando os relacionamentos na família e sociedade.
Divulgação das atividades do projeto nas salas de aula e reuniões com docentes.
Apresentação do projeto através de cartazes, fotografias, documentários em vídeos, painéis e debates, com personalidades de reconhecimento público oriundos da sociedade civil, também de autodidatas que versem sobre técnicas permaculturais na qualidade de voluntários sempre que possível.
Organização do setor de coleta e seleção do lixo com vasilhame adequado para as salas, corredores e departamentos especiais, além de depósito próprio para os reciclos. As coletas serão feitas duas vezes por semana e na sequência envolverão a totalidade dos alunos.
O minhocário, por ventura adotado, será acondicionado por alunos devidamente orientados e realimentado diariamente com sobras de alimentos e cascas naturais provenientes da cozinha escolar com auxílio das serventes e domésticas.
A manutenção dos jardins, hortas, bosques, árvores e gramados, acontecerão com ações práticas envolvendo alunos, professores e instrutores ecológicos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES


Serão dialéticas priorizando em todos os momentos o diálogo, pelo qual far-se-á uma retomada de conhecimentos já trazidos pelos alunos sendo desenvolvida através de:
. Leituras de textos informativos.
. Leituras de livros, tais como: O Sol e a Lua, A Gotinha Plim- Plim, A Borboleta e o Grilo, Além do arco-Íris, O Sol, O Amigo da Natureza, Perigo na Floresta ...
. Produção de textos.
Observações com relatos pessoais e entrevistas.
. Passeios Ecológicos (Praças, parques, Horto Florestal ...).



- Diálogos.
. Entrevistas com nutricionistas e cantineiro.
. Passeio.
. Relatórios e confecção de murais.
. Desenhos.
. Concurso de frases e desenhos sobre a árvore.
. Observação de frutos variados, cor, forma, sabor e comentários sobre o sabor de cada um.
. Confecção de móbiles.
. Jogos Pedagógicos, ortográficos, matemáticos e de recreação.
. Oficina.
. Trabalho de arte.
. Brinquedoteca.
. Pesquisas.
. Sala de Informática.
. Sala de Biblioteca.
- Filmes.
- Teatro.
. Músicas, dramatizações.
. Poesias.
. Calendário.
. Álbum.
. Labirinto.
. Cruzadinhas.
. Parlendas.
. Atividades de Matemática.
. Adivinhas.
. Versinhos.
. Dramatização com fantoches.
. Excursões.
. Rótulos.
. Receitas.
. Salada de frutas.
. Atividades com jornais e revistas.
. Atividades de Português.
. Atividades de Ciências.
. Experimento.
. Histórias dramatizadas com relax.
. Caixinhas surpresas.
. BINGO
. Víspora
. Memória.
. Sacola ortográfica
. Corrida de carros
. Soletrando.
.Trabalhos em grande grupo.
. Trabalhos em pequenos grupos.
. Motricidade ampla e fina.
.Gincana envolvendo alunos com atividades sobre Ecologia.
. Teatro elaborado pelas próprias crianças com assunto voltado para melhor conscientização da ecologia.
. Apresentação musical.
. Palestra envolvendo pais.
. Origami.
. Confecção de álbuns.
. Seminários, peças teatrais, murais e outros meios que incentivem, esclareçam e conscientizem a respeito da ecologia.



CRONOGRAMA – ATIVIDADES

Março:
Conscientização sobre a importância do Projeto, envolvendo professores e alunos do Ensino Fundamental( Séries Iniciais) e Educação Infantil.
Preparação para instalação e reposição de lixeiras em locais públicos, concepção de canteiros, jardins urbanos e visitação aos ecossistemas remanescentes do município e arredores.
Atividades dirigidas para instrução na coleta seletiva do lixo, por grupos de alunos.
Atividades combinadas com Voluntários

Abril:
Organização das equipes para coleta seletiva do lixo escolar.
Instalação e manutenção do minhocário, teorias sobre poda de formação de árvores e arbustos.
Coleta de dados, programas e informações para participação das diversas disciplinas envolvidas no trabalho, tendo como base a transversalidade dos conteúdos.
Incentivo aos alunos à participarem nos Movimentos em Defesa do Meio Ambiente do rio Vacacaí.
Teatro – Saúde e Alimentação coordenado pelo setor pedagógico da Escola, dirigido para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Planejamento dos programas de adequação e ocupação ou utilização da área escolar disponíveis em nossa escola para construção de: estufas, minhocários, terrário de garrafas, compostagem aeróbica, horta escolar e essências nativas e aromáticas e medicinais. Atuarão grupos especiais das diferentes séries dos diversos ensinos do nosso alunado.
Participação no acompanhamento das atividades já desenvolvidas pela coordenação.
Atividades para a coleta seletiva do lixo escolar e sua posterior destinação.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Maio:
Palestras sobre Defesa Ambiental (ecologia), considerando as técnicas de projeção de slides, vídeos, textos extensivos dirigidos aos alunos, professores, funcionários, com abertura para os pais e comunidade em geral.
Demarcação dos espaços e adequação da ocupação da área escolar.
Atendimento às escolas do âmbito municipal para implantação de projetos transdisciplinares de Defesa Ambiental.
Atividades de execução serão realizadas pelos alunos com visitação aos pontos turísticos, históricos e geográficos na tentativa de redescobrir os valores do rio Vacacaí.
Atividades combinadas com Voluntários

Junho:
Atividades intensivas e específicas em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, envolvendo escola e comunidade.
Cartazes, painéis, filmes e palestras esclarecedoras adentrando na dimensão holística da vida no cosmos. Coleta de sementes e técnicas de aprendizagem sobre poda de árvores.
Início das atividades da Horta Escolar.
Organização de textos específicos para a Semana do Meio Ambiente com professores de todas séries
Atividades de manejo prático de coleta seletiva do lixo escolar.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Julho:
Remanejamento e manutenção dos canteiros e jardins – Ampliação do Programa de Adequação e Utilização da Área Escolar (estufas, minhocários, compostagem, plantas medicinais) de alunos com professores.
Revitalização de atividades normais de coleta seletiva de lixo.
Atividades combinadas com Voluntários.

Agosto:
Continuação das tarefas de implantação do Programa de Adequação e vitalização da Área Escolar ...
Plantio das sementes, estacas de essências aromáticas, nativas e medicinais
Semeadura e multiplicação de mudas diversas – com alunos do 1º ao 4º ano da escola.
Prática de coleta seletiva do lixo escolar.
Tarefas combinados com Voluntários.

Setembro:
Comemoração da Semana da Árvore, com plantios de mudas – todos os alunos com transdisciplinariedade – cada turma fará o plantio em local previamente preparado.
Continuação da execução do Programa de Utilização dos espaços com estufas e estudos de ambiência.
Passeios ecológicos – diversos grupos com coordenação dos professores de Ciências ( Biologia, Química, etc.)
Palestras de conscientização de Defesa Ambiental, ecologistas e/ou instrutores ecológicos realizando a prática com alunos de plantio de árvores.
Atividades de instrução na coleta seletiva do lixo, tendo melhor aproveitamento de matérias primas para confeccionar peças artesanais com a possível geração de renda.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Outubro:
Palestras, viagens de estudos – ativar professores para identificar problemas ambientais e características geográficas e humanas (biodiversidade em geral).
Cuidado e assistência ao minhocário, estufas e manutenção de utensílios agrícolas.
Atividades de instrução para coleta seletiva do lixo e sua melhor destinação.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Novembro/dezembro:
Coleta de sementes (essências de nativas, aromáticas, medicinais e flores).
Colheita e replantio dos canteiros de jardins e horta.
Elaboração do relatório final das atividades anuais.
Arrastão Ecológico combinado com Voluntários.






AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de acompanhamento diário, da participação e interesse do aluno, da observação direta, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor e aos alunos repensarem suas práticas e buscarem novas alternativas.

Por meio da compreensão das funções dos amigos da natureza e a através da observação da mudança de comportamento dos alunos.



AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
Percebendo que a natureza é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado com a natureza.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem da melhor maneira de cuidar da natureza em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
A proposta é mostrar ao aluno natureza "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.



ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO

Será feito através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.MACHADO, M. M. – O Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.

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