sábado, 15 de agosto de 2009

PROJETO: ECOLOGIA














PROJETO PEDAGÓGICO:


NATUREZA – UM BEM PRECIOSO ...




TEMA:
APRENDENDO COM OS AMIGOS DA NATUREZA ...

ALUNOS ATENDIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES INICIAIS) E EDUCAÇÃO INFANTIL

DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo.

PERÍODO: Março à Dezembro.

CLIENTELA: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais)



PROBLEMA:
A Natureza tem sido um depósito de recursos a serem gerenciados, colhidos, e industrialmente processados para consumo humano não moderado



SOLUÇÃO:

. Esta filosofia materialista está acelerando a distribuiçao dos sistemas ecológicos do planeta. Deve-se incorporal uma dimensão espiritual.



APRESENTAÇÃO:

Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver,transmitindo às crianças conceitos e valores sobre meio ambiente, biodiversidade e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema.

HIPÓTESE:

Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação.Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela natureza.

JUSTIFICATIVA:

A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema


Justifica-se o presente projeto.








Objetivo Geral
o Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
o Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.

Objetivos Específicos

- Desenvolver a criatividade.
- Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
- Reconhecer que cada ser vivo tem suas próprias características.
- Perceber a importância da participação no cuidado com a natureza
- - Preservar o verde tornando-se um inspetor ecológico.
- Desenvolver a habilidade de coletar dados.
- Reconhecer a importância da integração com a natureza.
Conscientização dos aspectos ecológicos: ar, água e solo.
- Conscientização dos danos à poluição: poluição, desmatamento, erosão.
- Compreender que cuidar das plantas é conservar o meio ambiente em que vivemos.
- Compreender que a ação incorreta do homem interfere no equilíbrio ecológico.
- Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
- Perceber a inter-relação dos elementos do meio ambiente.
Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento cooperativo;
Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;
Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações diretas de contato;
- Proporcionar o envolvimento da comunidade escolar na preservação do meio ambiente, por meio de conteúdos e atividades relacionadas ao desenvolvimento do próprio currículo de ensino.
Focalizar a atenção do alunado sobre a importância da natureza na vida do ser humano, pelo que oferece às suas necessidades de alimento, oxigenação e manutenção conveniente à subsistência da biodiversidade própria do local e região.
Adequar conhecimentos com vistas a práticas que correspondam a atitudes e habilidades de conservação e aproveitamento criterioso do produto dessa interação.
Prever espaços adequados –
para práticas de manejo com as diferentes espécies vegetais: nativas, frutíferas, aromáticas, hortigranjeiras, medicinais, tanto para citar, bem como - para depósitos na guarda de instrumentos e recursos indispensáveis ao que se pretende alcançar.
Prevenir a tempo, quanto possa afetar o livre curso vital de cada espécie, por hábitos de climatização, recolhimento de resíduos e desinfecção quando necessário.
Buscar junto à Comunidade parcerias na avaliação de conhecimentos e práticas bem sucedidas, envolvendo familiares e
voluntários de todas as idades, disponíveis e interessadas no bem estar comum.




REFERENCIAL TEÓRICO:


os pulmões, ele oxigena o
sangue e outros órgãos e tecidos do organismo. Através do ar, pela respiração o homem também elimina
o gás carbônico, que no seu organismo pode ser prejudicial e, por vezes, incompatível com a vida.
Ao mesmo tempo, é bom considerar que o gás carbônico eliminado pelo homem é fundamental
para a fotossíntese das plantas e contribui para um equilíbrio do processo de vida no planeta.
É por isso que quando o ar é contaminado, ele pode prejudicar a saúde das pessoas ou da comunidade.
Nessas situações não se respira apenas o ar, mas tudo que está contido nele, como poeiras,
substâncias, etc. O ar poluído é o responsável por um grande número de doenças como as infecções
respiratórias agudas ou crônicas, tosse, resfriados, rinites, asma e/ou alergias.
Uma situação que preocupa muito é aquela que chamamos de tabagismo passivo. Ou seja, pessoas
que não são fumantes, mas quando em ambientes com outras que estejam fumando, acabam respirando
a fumaça do cigarro e fumam indiretamente. Esse ar que se respira com a fumaça do cigarro é
poluído e não faz parte de um ambiente favorável à saúde.
O desrespeito à Lei por empresas que emitem substâncias químicas e tóxicas despejando-as na
atmosfera compromete a qualidade do meio ambiente e prejudica a saúde, além de alterar as condições
climáticas do nosso planeta. Os gases exalados por diversos veículos no trânsito podem superar
os níveis suportáveis pelo ser humano. NATUREZA

A palavra
natureza vem do latim natura, e de acordo com a definição do dicionário, natureza é: “ 1 Conjunto das leis que presidem à existência das coisas e à sucessão dos seres. 2 Força ativa que estabeleceu e conserva a ordem natural de quanto existe. 3 Conjunto de todas as coisas criadas; o universo. 4 Aquilo que constitui um ser em geral, criado ou incriado. 5 Essência ou condição própria de um ser ou de uma coisa.[...].”
Assim, dentre essas definições podemos responder a pergunta “o que é a natureza?” Como a natureza sendo o princípio de tudo que existe e que não foi criado pelo homem. A natureza é a essência de tudo, são as propriedades dos seres, e assim podemos entender a natureza como um conjunto de fatores físicos ou não. Também se fala muito sobre a natureza humana como a mais profunda índole do ser, aqueles sentimentos sobre os quais ele não tem controle, e que fazem parte de sua “natureza”.
Quando pensamos sobre o que é a natureza, muitos conceitos podem ser elaborados, alguns mais científicos, outros mais filosóficos, e a maioria deles ambientalistas. O termo natureza é muito difundido para definir o conjunto de
flora e fauna dos nosso meio ambiente: “A natureza brasileira é exuberante” - o conjunto da flora e fauna brasileira realmente são inigualáveis e exuberantes, ricos na sua diversidade. Nesse sentido a pergunta o que é a natureza nos leva a refletir sobre tudo aquilo que o homem recebeu como presente divino, pois tudo que não foi criado por ele faz parte da natureza, sendo então a natureza um presente de Deus para o homem, um presente belo e perfeito, pois a natureza é perfeita, ela tem seu próprio ciclo de vida, absolutamente perfeito e encadeado, com todos os seus elementos interdependentes, tudo perfeito para que o homem dominasse a natureza e passa-se a tirar dela seu sustento. Mas o homem deveria ter observado com a natureza que é impossível quebrar sua ordem natural sem ter um efeito como resposta, e assim maravilhado com as riquezas naturais oferecidas pela natureza, pensou que tudo era interminável e infinito e poluiu, jogou lixo no ambiente, degradou os mananciais, poluiu o meio ambiente.
Hoje, o homem moderno, mais conscientes, busca novamente o conceito sobre o que é a natureza, já é capaz de respeitar a natureza, entender seu valor imprescindível para a manutenção da vida, e especialmente da necessidade de se respeitar a natureza e todos os seus bio-sistemas, assim investe em cursos de
gestão ambiental, atividades de educação ambiental, saneamento e muito mais, procurando recuperar o que foi degradado, desmatado, poluído. O nosso povo já está formando uma consciência responsável sobre o que é a natureza e a importância de um desenvolvimento sustentável, pois alguns recursos naturais não são intermináveis como ele pensava no inicio.
Água
A água é um elemento essencial à
vida do homem e à sua existência em
nosso planeta. Assim, a poluição crescente
de rios, lagoas e mares nas cidades
compromete a qualidade da
água e diminui a quantidade de água
potável, que é indispensável à existência
humana.
A água, além de conduzir germes
que provocam doenças como diarréias,
cólera, verminoses e outras, também
pode ser contaminada por lixo
e esgotos. O despejo de substâncias
químicas e tóxicas nesses locais pode
gerar grandes malefícios, pois contaminam
também os peixes, os crustáceos
e outros recursos alimentares
que são extraídos da água, e que assim
contaminam todo aquele que ingerir
ou consumir esses alimentos. Daí a importância
de cuidar da água do planeta
e manter o tratamento adequado da
água para o consumo humano e como
meio de vida de muitas espécies.
A escassez ou o excesso de água
no organismo de um indivíduo se reflete
nas suas condições de saúde e
pode gerar situações de risco à saúde,
por exemplo:
• Quando não é ingerida em quantidades
satisfatórias para repor
as perdas por urina, fezes e suor,
pode surgir um quadro clínico
agudo da falta de água: a desidratação
que traz sérias complicações,
principalmente em crianças
(sendo comum também em pessoas
mais idosas).
• Ao contrário, quando por alterações
como problemas renais ou cardíacos,
a água não é excretada do corpo,
acumula-se no organismo e também
pode gerar complicações para
pessoas, como o aumento da pressão
arterial e inchaços (edema).
O afogamento é uma forma grave
de excesso de água no organismo
e pode levar à morte do indivíduo.
É importante lembrar que a água
também é fonte de energia, quando
produz eletricidade e deve ser considerada
um bem público e essencial
para a coletividade, portanto merecedor
de atenção e cuidados especiais
para esta e as gerações futuras.
Um bem que preservado, além de movimentar
o mundo, melhora a qualidade
de vida das pessoas em diversos
outros aspectos. Vamos discutir qual
a relação da água com a vida?

Ar
O ar que se respira é fundamental à existência do homem. Percorrendo
Outro aspecto relacionado ao ar, que interfere com a saúde da população e se refere aos cuidados com
o meio ambiente é a poluição sonora. O som é o resultado audível das vibrações decorrentes dos movimentos
transmitidos no ar através de ondas, como ocorre com o movimento das ondas do mar. O som
pode ser medido através da unidade de medição chamada decibel. Portanto, há limites aconselháveis
para o ouvido humano. Quando esses limites são ultrapassados, e há exposição a níveis de ruído elevados,
a saúde pode ser afetada e muitos problemas podem surgir como: incômodos, fadiga, fraqueza,
perda de audição, perturbação do sono, úlceras, problemas cardiovasculares, irritabilidade e estresse.

Terra
A terra produz nossas riquezas e
recursos de toda ordem, incluindo os
que utilizamos para a alimentação.
Portanto, o cuidado que se destina,
ou não, ao solo poderá comprometer
a saúde do homem e de outras formas
de vida que nele há.
A relação do homem com o meio
ambiente e a atenção que ele dispensa
à terra quando não são favoráveis e positivas
podem acarretar a contaminação
do solo, o que pode gerar diferentes
tipos de doenças, desde problemas de
pele e verminoses até situações mais
sérias de intoxicação.
Quando se desrespeitam as leis e
normas básicas para o preparo do solo,
este é contaminado, por exemplo,
com o uso de agrotóxicos na lavoura.
Embora essas substâncias existam para
evitar pragas, nem sempre o seu uso é
adequado ou se justifica, contaminando,
assim, não só a plantação e o solo,
como, também, os alimentos que são Terra
A terra produz nossas riquezas e
recursos de toda ordem, incluindo os
que utilizamos para a alimentação.
Portanto, o cuidado que se destina,
ou não, ao solo poderá comprometer
a saúde do homem e de outras formas
de vida que nele há.
A relação do homem com o meio
ambiente e a atenção que ele dispensa
à terra quando não são favoráveis e positivas
podem acarretar a contaminação
do solo, o que pode gerar diferentes
tipos de doenças, desde problemas de
pele e verminoses até situações mais
sérias de intoxicação.
Quando se desrespeitam as leis e
normas básicas para o preparo do solo,
este é contaminado, por exemplo,
com o uso de agrotóxicos na lavoura.
Embora essas substâncias existam para
evitar pragas, nem sempre o seu uso é
adequado ou se justifica, contaminando,
assim, não só a plantação e o solo,
como, também, os alimentos que são Terra
A terra produz nossas riquezas e
recursos de toda ordem, incluindo os
que utilizamos para a alimentação.
Portanto, o cuidado que se destina,
ou não, ao solo poderá comprometer
a saúde do homem e de outras formas
de vida que nele há.
A relação do homem com o meio
ambiente e a atenção que ele dispensa
à terra quando não são favoráveis e positivas
podem acarretar a contaminação
do solo, o que pode gerar diferentes
tipos de doenças, desde problemas de
pele e verminoses até situações mais
sérias de intoxicação.
Quando se desrespeitam as leis e
normas básicas para o preparo do solo,
este é contaminado, por exemplo,
com o uso de agrotóxicos na lavoura.
Embora essas substâncias existam para
evitar pragas, nem sempre o seu uso é
adequado ou se justifica, contaminando,
assim, não só a plantação e o solo,
como, também, os alimentos que são
produzidos. É esta relação de descuido
com o meio ambiente que compromete
a saúde, pois com atitudes
mais críticas e reflexivas, sobre as implicações
que o uso de determinadas
substâncias na terra podem causar ao
próprio homem e às suas gerações, se
pode optar por formas alternativas
para evitar pragas, por exemplo, com
ações de biotecnologia, sem lançar
mão de agrotóxicos.
Outra forma séria de agressão ao
solo e à terra são as queimadas e incêndios
provocados por balões ou por outros
atos irregulares (considerados em
algumas situações, atos ilegais e criminosos),
pois degradam a vegetação,
empobrecem o solo e, muitas vezes,
prejudicam o ecossistema.
A vegetação pode proteger o solo
da erosão, além de amortecer o impacto
de chuvas as raízes de árvores absorvem
parte da água da chuva e ajudam a
fixar o solo. O que pode ser importante,
por exemplo, para evitar deslizamentos
em encostas, como é comum em áreas
de desmatamento para construção de
moradias. Vale ressaltar a importância
de um outro olhar para o cotidiano do
homem e de suas relações com o meio
ambiente. Na verdade, é um tema que
remete a implementação de políticas
públicas que sejam favoráveis à saúde e
à qualidade de vida do homem. Aqui
destacamos a política de habitação, do
uso e posse da terra, política agrícola,
de segurança alimentar, como de direitos
de cidadania.
A escola, no exercício de seu papel
na socialização dos conhecimentos,
poderá construir com alunos aqueles
necessários à compreensão dos fatores
que determinam o equilíbrio ambiental,
à promoção das condições de
saúde e da qualidade de vida. Como
atividades inseridas no Projeto Político-
Pedagógico, poderá favorecer nas
análises dessas situações, sob seus aspectos
biológicos, históricos, geográficos,
sociais e culturais, com alunos
e comunidades.
Os assuntos não se esgotam facilmente.
Quando a tônica é a preservação
da terra é preciso se preocupar, também,
com o lixo produzido pelo homem e o
destino que se dá a ele.
• Como é possível racionalizar
e reduzir a produção de lixo?
• O que é possível reutilizar antes
de virar lixo?
• O que é passível de reciclagem
antes de ser considerado lixo?
O lixo, quando depositado em locais
inadequados, pode propiciar o surgimento
de animais, roedores e insetos,
como ratos, baratas e mosquitos, que
são vetores de doenças. É bom lembrar
que quando esse lixo é constituído
por substâncias tóxicas, venenosas,
material cortante ou perfurante, como
lâminas e seringas, há exigências de
condições específicas para seu destino.
Essa orientação se não for respeitada
pode causar problemas muito
sérios para o indivíduo, que pode se
ferir e/ou se contaminar com esses produtos
e ser acometido por doenças,
prejudicando sua qualidade de vida.









METODOLOGIA:
(TÉCNICAS E RECURSOS)

Todas as atividades, criarão uma nova postura perante os cuidados com a natureza, beneficiando os relacionamentos na família e sociedade.
Planejamento de atividades numa sequência organizada e contínua ao longo do ano letivo que viabilizem, evolução e o desenvolvimento harmonioso do projeto.

Divulgação das atividades do projeto nas salas de aula e reuniões com docentes.
A manutenção dos jardins, hortas, bosques, árvores e gramados, acontecerão com ações práticas envolvendo alunos, professores e instrutores ecológicos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Priorizarão em todos os momentos o diálogo, pelo qual far-se-á uma retomada de conhecimentos já trazidos pelos alunos sendo desenvolvida através de:

. Leituras de textos informativos.
. Leituras de livros.
Produção de textos.
Observações com relatos pessoais e entrevistas.
. Passeios Ecológicos (Praças, parques, Horto Florestal ...).



. Diálogos.
.. Passeio.
. Relatórios e confecção de murais.
. Desenhos.
. Concurso de frases e desenhos sobre a natureza.
. Confecção de móbiles.
. Jogos Pedagógicos, ortográficos, matemáticos e de recreação.
. Oficina.
. Trabalho de arte.
. Caixinhas surpresas.
. BINGO
. Víspora
. Memória.
. Sacola ortográfica
. Corrida de carros
. Soletrando.
.Trabalhos em grande grupo.
. Trabalhos em pequenos grupos.
. Motricidade ampla e fina.
. Gincana envolvendo alunos com atividades sobre Natureza... Palestra envolvendo pais.
. Brinquedoteca.
. Pesquisas.
. Sala de Informática.
. Sala de Biblioteca.
- Filmes.
- Teatro.
. Músicas, dramatizações.
. Poesias.
. Calendário.
. Álbum.
. Labirinto.
. Cruzadinhas.
. Parlendas.
. Atividades de Matemática.
. Adivinhas.
. Versinhos.
. Dramatização com fantoches.
. Excursões.
. Rótulos.
. Atividades com jornais e revistas.
. Atividades de Português.
. Atividades de Ciências.
. Experimento.
. Histórias dramatizadas com relax.
. Origami.
. Confecção de álbuns.
. Seminários, peças teatrais, murais e outros meios que incentivem, esclareçam e conscientizem a respeito da natureza bem cuidada.


CRONOGRAMA – ATIVIDADES

Março:
Conscientização sobre a importância do Projeto, envolvendo professores e alunos do Ensino Fundamental( Séries Iniciais) e Educação Infantil.
Atividades combinadas com Voluntários

Abril:
Organização das equipes para coleta seletiva do lixo escolar.
Coleta de dados, programas e informações para participação das diversas disciplinas envolvidas no trabalho, tendo como base a transversalidade dos conteúdos.
Incentivo aos alunos à participarem nos Movimentos em Defesa da Natureza e do rio Vacacaí.
Teatro – Natureza, Saúde e Alimentação coordenado pelo setor pedagógico da Escola, dirigido para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Planejamento dos programas de adequação e ocupação ou utilização da área escolar disponíveis em nossa escola. Participação no acompanhamento das atividades já desenvolvidas pela coordenação.
Atividades para a coleta seletiva do lixo escolar e sua posterior destinação.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Maio:
Palestras sobre Defesa Ambiental (Natureza), considerando as técnicas de projeção de slides, vídeos, textos extensivos dirigidos aos alunos, professores, funcionários, com abertura para os pais e comunidade em geral.
Demarcação dos espaços e adequação da ocupação da área escolar.
Atendimento às escolas do âmbito municipal para implantação de projetos transdisciplinares de Defesa Ambiental.
Atividades de execução serão realizadas pelos alunos com visitação aos pontos turísticos, históricos e geográficos na tentativa de redescobrir os valores do rio Vacacaí.
Atividades combinadas com Voluntários

Junho:
Atividades intensivas e específicas em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, envolvendo escola e comunidade.
Cartazes, painéis, filmes e palestras esclarecedoras adentrando na dimensão holística da vida no cosmos. Coleta de sementes e técnicas de aprendizagem sobre poda de árvores.
Início das atividades da Horta Escolar e plantio de árvores.
Organização de textos específicos para a Semana do Meio Ambiente com professores de todas séries
Atividades de manejo prático de coleta seletiva do lixo escolar.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Julho:
Remanejamento e manutenção dos canteiros e jardins – Ampliação do Programa de Adequação e Utilização da Área Escolar. Revitalização de atividades normais de coleta seletiva de lixo.
Atividades combinadas com Voluntários.

Agosto:
Continuação das tarefas de implantação do Programa de Adequação e vitalização da Área Escolar ...
Plantio das sementes, estacas de essências aromáticas, nativas e medicinais
Semeadura e multiplicação de mudas diversas – com alunos do 1º ao 4º ano da escola.
Prática de coleta seletiva do lixo escolar.
Tarefas combinados com Voluntários.

Setembro:
Comemoração da Semana da Árvore, com plantios de mudas – todos os alunos ,cada turma fará o plantio em local previamente preparado.
Passeios ecológicos – diversos grupos com coordenação dos professores de Ciências ( Biologia, Química, etc.)
Palestras de conscientização de Defesa Ambiental, ecologistas e/ou instrutores ecológicos realizando a prática com alunos de plantio de árvores.
Atividades de instrução na coleta seletiva do lixo, tendo melhor aproveitamento de matérias primas para confeccionar peças artesanais com a possível geração de renda.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Outubro:
Palestras, viagens de estudos – ativar professores para identificar problemas ambientais e características geográficas e humanas (biodiversidade em geral).
Atividades de instrução para coleta seletiva do lixo e sua melhor destinação.
Tarefas combinadas com Voluntários.

Novembro/dezembro:
Coleta de sementes (essências de nativas, aromáticas, medicinais e flores).
Colheita e replantio dos canteiros de jardins e horta.
Elaboração do relatório final das atividades anuais.
Arrastão Ecológico combinado com Voluntários.






AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita por meio da compreensão das funções dos amigos da natureza e a através da observação da mudança de comportamento dos alunos e através de acompanhamento diário, da participação e interesse do aluno, da observação direta, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor e aos alunos repensarem suas práticas e buscarem novas alternativas.




AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO
A proposta é mostrar ao aluno natureza "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
Percebendo que a natureza é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado com a natureza.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem da melhor maneira de cuidar da natureza em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.



ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO
Todos os resultados e avaliações serão feitas através de: relatórios, apostilas, gráficos, de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.MACHADO, M. M. – O Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.





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